Muro de arrimo é um muro que serve para contenção e tem sua utilidade ao isolar o local, bem como oferecer a ele suporte para a terra. Ou seja, ele visa a segurança do espaço da construção do muro. Existem diversos tipos de muros de arrimo e você entenderá mais sobre ele e os casos nos quais sua construção é fundamental, por meio da leitura do artigo abaixo.
O que é muro de arrimo?
O muro de arrimo caracteriza-se por uma estrutura feita de blocos que servem para estabilizar uma construção. A partir da sua utilização é possível garantir a segurança das edificações, uma vez que ele oferece contenção de desníveis nos terrenos e impede os desabamentos.
A sua estrutura é forte e contém, por exemplo, desabamentos e barrancos, uma vez que ela proporciona o equilíbrio da pressão do terreno onde está situada a edificação. Portanto, ele é fundamental em construções situadas em terrenos inclinados ou com declives, sendo medida de segurança para elas.
Os tipos de material que constituem este muro são diversos e abrangem blocos de concreto e de cerâmica, solo-cimento, pedras ou gabiões de pedras. Neles podem ter, ainda, estruturas metálicas, a depender do tipo de muro construído.
O principal objetivo desse muro é segurar a terra do solo próximo de cortes e encostas visando evitar sua queda (desabamento).
Quando o muro de arrimo é necessário?
Muros de arrimo devem ser construídos sempre que o terreno apresentar alguma hipótese de instabilidade. Como o risco de desabamento causado pelo corte no terreno. Isso acontece quando há construções em terreno inclinado que exigem um corte no local para deixar a área plana.
Mesmo que grandes obras, ou que nenhuma obra seja executada no loca, é preciso construí-los para que a terra não caia. Ou seja, em locais pensados para serem quadras esportivas, por exemplo, mesmo sem construções, eles se fazem necessários.
Quando a sua construção é imprescindível, também o são os cuidados prévios a ela. Medidas preventivas como o cálculo da carga adicional causada pela água devem ser tomadas, visando potencializar o muro para oferecer margem de segurança. Além disso, também visando cuidar com o peso da água sobre o muro, é importante realizar um sistema de drenagem que permita a não absorção da água por ele.
Quem deve determinar a melhor forma de construí-lo e qual o tipo de muro de arrimo mais adequado para o local é um profissional qualificado, como engenheiro civil ou arquiteto.
Quais os tipos de muro de arrimo?
Os tipos de muro de arrimo são definidos de acordo com o material utilizado para sua construção. Os principais deles são:
Muros de flexão
Eles possuem armaduras que resistem à pressão do solo e são feitos com materiais resistentes de flexão. Esses muros podem ser de bloco ou concreto armados, ou feito com vigas e pilares.
Muros de gravidade (ou muros de peso)
Utiliza-se neles o próprio peso do muro, em combinação com parte da terra do local, para sustentar o talude e estabilizá-lo. Os materiais para sua construção podem ser pedras, gabiões, concreto ciclópico simples ou armado – os chamados muros de gravidade de alvenaria de pedra) ou de pneus usados – preenchidos com mistura feita de solo de cimento.
Como fazer um muro de arrimo?
O muro de arrimo é feito em partes. Primeiro, é preciso definir as suas dimensões e realizar cálculos para saber como sua confecção se dará da melhor forma. Em seguida, verifica-se a estabilidade do local para aguentar a pressão da terra e cargas eventuais como aquelas provocadas pela água ou por reações do solo.
Só então coloca-se em prática a sua execução, que deve seguir as regas da NBR 11682 (Estabilidade de encostas) visando a segurança e eficiência do muro. A mão de obra para a execução deve ser qualificada e sempre acompanhada por profissional experiente e capacitado, como engenheiros.
Por fim, agora que você já compreendeu melhor a necessidade dos muros de arrimo em algumas obras, continue acompanhando nossos artigos com informações relevantes no ramo da construção civil!