julho 18, 2025

Mofo nas edificações: o que é? Como acabar com ele?

Compartilhe a matéria

O mofo nas edificações é bastante comum e ele acontece por uma série de motivos. Entretanto, o seu aparecimento sempre se dá mediante a presença de fungos que são formados por colônias. E esses fungos trazem muito mais que problemas estéticos.

Além disso, todos os casos de formação têm um ponto em comum: ou a construção não teve a qualidade devida, ou o material utilizado para impermeabilizar o local é que não teve. Ou seja, quando ele surge no local, isso indica que há algum problema maior por trás.

Continue acompanhando este artigo sobre mofo nas edificações para entender melhor por que ele aparece e como solucionar o problema!

 

O que é mofo? E quais doenças ele pode causar?

O mofo nas edificações caracteriza-se por microrganismos (fungos) que proliferam em locais úmidos e com pouca luz, manchando as paredes e gerando problemas estéticos e também atrapalhando a saúde das pessoas que com ele convivem.

Além de encontrar um ambiente propício pela umidade e pouca luz, o mofo aparece nas construções, também porque os fungos que o causam se alimentam de compostos orgânicos. E estes fazem parte de vários materiais de construção.

O problema não é incômodo apenas esteticamente: há uma série de patologias causadas pelo mofo. Outras não o tem como causa, mas são agravadas com a sua presença. Alguns exemplos são a asma e a rinite alérgicas, a micose broncopulmonar alérgica, a sinusite fúngica e uma série de outras alergias respiratórias.

 

Quais as principais causas de mofo nas edificações? E como evitá-las? 

O mofo nas edificações está relacionado ao aparecimento de umidade, que cria um ambiente propício para o seu desenvolvimento. A umidade nas paredes, lajes e até mesmo nos rodapés, ascendendo para as paredes, é o que provoca o problema.

Justamente por isso, locais como banheiro e cozinha são mais afetados por ele: são ambientes mais escuros e, costumam ficar fechados por mais tempo. Já lugares como salas e quartos, que recebem mais luz e ventilação, têm probabilidade menor de proliferar os fungos que geram o mofo.

Quando as edificações não recebem a devida manutenção e também quando o projeto foi feito de maneira inadequada, o aparecimento do mofo é mais favorável. Quando há no local rachaduras ou vazamentos, as chances do aparecimento do mofo são ainda maiores.

O que fazer para removê-lo das edificações?

Existem técnicas diversas para remoção do mofo nas edificações. Muitas delas estão disponíveis para acesso na internet. Algumas sugerem utilizar misturas caseiras de vinagre e bicarbonato, por exemplo. Entretanto, como já foi dito acima, o mofo é um problema estrutural.

Portanto, por mais que haja técnicas diversas para a sua remoção das paredes, é preciso contar com um especialista para avaliar o local. Isso porque apenas limpar o mofo não fará com o problema suma. Ele voltará sempre que a umidade se acumular novamente. Já o profissional identificará o motivo que leva ao aparecimento do mofo e indicará a melhor solução para o problema.

A depender da causa do mofo, será mais, ou menos complexo acabar com ele.

O primeiro ponto a se considerar quando há o aparecimento do mofo é impermeabilizar o ambiente e resolver problemas de umidade no local. É preciso, portanto, corrigir infiltrações e buscar arejar o ambiente o máximo possível.

Em alguns casos, a solução pode ser simples, como a remoção da tinta da parede, que pode ser pintada com material de melhor qualidade.

Outras vezes a solução para o mofo de forma concreta e efetiva, para que ele não retorne, envolve a execução de pequenas reformas. Para que isso não aconteça, o ideal é cuidar da construção das fundações escolhendo formas consistentes de impermeabilizar as edificações.

Quando já construída sobre bases que não permitem os cuidados com infiltrações, o problema se torna maior. Isso porque pode ser necessário fazer uma drenagem do terreno para acabar com o mofo.

Agora que você já entendeu por que e como aparece o mofo nas edificações, continue acompanhando nossos artigos relacionados à construção civil e se mantenha atualizado na área!