maio 2, 2025

Telha sanduíche: saiba quais são as suas características

Compartilhe a matéria

A popularmente conhecida telha sanduíche, de nome técnico telha termoacústica é um revestimento para telhados, mas que também tem diversas outras utilidades. Por garantir isolamento térmico e acústico, sua utilização vem crescendo cada vez mais no mercado da construção civil.

O seu nome é dado por causa da sua formação que leva duas chapas de material metálico, com um isolante no meio delas. Na maioria das vezes, este isolante é de poliuretano, ou isopor. Entenda mais sobre essa telha, lendo o artigo abaixo!

O que é telha sanduíche?

A telha sanduíche é composta de duas chapas que são ou de aço galvanizado, ou de galvalume. No meio delas, há o isolante, formando o “sanduíche”. Quanto mais espesso o isolante, maior o nível de isolamento, mas o tamanho padrão costuma ser aproximadamente 3 cm.

Elas são leves e resistentes e muito procuradas quando a intenção é reduzir o barulho ou oferecer proteção contra temperaturas extremas. Isso porque ela oferece proteção termoacústica como propósito da sua fabricação.

Ainda que receba o nome de telha, sua utilização também se dá em paredes, quando a construção é feita em steel frame e drywall, visando isolamento térmico.

O material do meio das telhas sanduíche (isolante) pode ser feito de isopor ou de poliuretano, entretanto, este último apresenta maior vantagem na sua utilização em termos de custo-benefício. 

Isso porque o poliuretano é retardante de chamas e para que isopor atinja a finalidade de isolante térmico é preciso usar uma camada três vezes maior do material. 

Outro fator que gera vantagens do poliuretano sobre o isopor é que este último é sobreposto às telhas, gerando espaço para o acúmulo de pragas urbanas, enquanto o primeiro é injetado nas próprias telhas.

Portanto, ainda que o custo do poliuretano seja mais alto, ele apresenta melhor custo-benefício.

Quais as vantagens da Telha Sanduiche?

A telha sanduíche apresenta uma série de vantagens em sua utilização, uma vez que ela possui fácil instalação e nem precisa de forro. Além disso, seu uso é indicado para muitos ambientes, independente do seu tamanho. 

Por ser isolante termoacústico, ela oferece maior conforto ambiental, exigindo menos o uso de reguladores de temperatura como ar condicionado ou aquecedores, por exemplo. E, por fim, esta telha também oferece proteção contra umidade. 

Quais as desvantagens da Telha Sanduiche?

Entretanto, também há desvantagens que precisam ser consideradas antes de optar por este tipo de telha. Talvez a principal desvantagem da telha sanduíche seja o seu preço, uma vez que não é um material tão acessível. Mas há outra desvantagem que é a necessidade de profissionais especializados para realizar a sua instalação. 

Além disso, para cumprir com a finalidade de isolar o ambiente, pode ser necessário tomar outras medidas além da instalação da telha porque apenas ela pode não ser suficiente.

Quais os tipos de telha sanduíche? 

A telha sanduíche existe tanto no modelo simples, como no modelo duplo. Você saberá mais sobre eles, abaixo.

  • A telha sanduíche simples, ao invés de duas chapas envolvendo o isolante, compõe-se de uma chapa metálica e, no lugar da outra chapa, uma folha de alumínio. 
  • Já a dupla conta com duas chapas de metal, sendo mais eficiente. Ela é também a mais comum no mercado e aquela para qual as pessoas geralmente se referem quando utilizam o termo “telha sanduíche”.

Ou seja, ainda que a telha simples seja mais barata, deve-se analisar se o preço compensa a restrição na sua função como isolante. 


Quando deve ser utilizada a telha sanduíche?

Esta telha é ideal para recobrir galpões e residências ou para servir como divisória de ambientes em paredes, oferecendo conforto térmico e acústico ao ambiente. Em residências, elas isolam barulhos de trânsito, de tráfego de pessoas, casas de shows e outros. 

Agora que você já entendeu tudo sobre a telha sanduíche, continue acompanhando nossos artigos para se manter atualizado em temas referentes à construção civil!