O ConstrueCast é o Podcast de Engenharia, Arquitetura e Construção, de oferecimento da Produtora Infinity Plus. Nele, o anfitrião Paulo Barros recebe profissionais renomados do mercado para debater temas importantes, como a liderança na Construção Civil.
Este tema em particular foi abordado junto ao convidado Renato Flores, Diretor da ECOMASTER, com vasta experiência na construção civil. Para ele, a liderança não é inerente à pessoa, mas conquistada a partir de um desenvolvimento consciente.
Flores fala com propriedade, já que é palestrante, consultor, coach e mentor. Portanto, para entender um pouco do que foi abordado no Podcast por ele, continue acompanhando este conteúdo!
Investimento em pessoas
Segundo Flores, para conquistar uma boa liderança na construção civil é preciso se aprofundar nos conhecimentos sobre os liderados, sobre o que está além do profissional, e conhecê-los melhor como pessoa.
Isso porque é preciso não apenas buscar que eles façam suas atividades, mas tentar fazer com que trabalhem por um objetivo comum.
Para conhecê-los, é fundamental entender o que eles entendem, como eles entendem, a sua forma de ver o mundo, sempre respeitando 3 aspectos fundamentais, que são:
- origem: de onde o liderado vem, qual é sua história;
- crença limitante: em que ele acredita, até onde ele pode mudar esses pensamentos e avançar em mudanças de postura
- formação: qual é a experiência do liderado, como ele lida com as pessoas e como ele construiu sua imagem e reputação no meio.
A partir desse conhecimento, é possível compreender quais são as necessidades de cada um, para definir se a empresa consegue atendê-las, ou se eles estariam melhor em outro lugar.
Isso é importante para que o líder consiga manter na empresa funcionários que se identificam com sua cultura organizacional.
Sobretudo, um bom líder sabe ser duro com os processos e gentil com as pessoas, conseguindo direcioná-las para o objetivo, sem as desrespeitar.
Mas, para elas confiarem nele, seguirem e respeitarem suas ordens, é muito importante que ele saiba como fazer, que tenha conhecimento e técnica, e não apenas dite o que fazer.
Salário emocional
Na entrevista com Renato Flores, Paulo Barros perguntou sobre como a liderança na construção civil pode direcionar o time para a realização de metas e ajudar na formação de pessoas.
O salário emocional foi apresentado como uma solução, já que as pessoas tendem a buscá-lo com mais intensidade que ao salário monetário. Na prática, ele se trata de ações da empresa que motivam seus colaboradores e que vão além de dinheiro ou benefícios.
As empresas podem desenvolver práticas que valorizem seus funcionários, para que eles se sintam necessários e enxerguem que sua contribuição está sendo valorizada. E isso é possível ao conhecê-los mais profundamente.
No entanto, Flores faz ressalvas sobre as tentativas de auxiliar os funcionários a se adaptarem à cultura da empresa, frisando a necessidade de encontrar colaboradores que consigam, de fato, se adaptar à cultura organizacional.
Isso porque há aqueles cujas crenças limitantes serão imutáveis e isso gerará um impeditivo para o seu progresso na empresa.
É o que acontece, por exemplo, quando alguém deixa de cumprir obrigações legais e normativas, prejudicando a empresa, que pode responder por isso depois.
Liderança transformacional
A liderança transformacional é aquela em que o líder é um exemplo para seus liderados, porque ele os motiva e deixa claro que podem contar com ele. Assim, eles sentem segurança para segui-lo, confiam no seu conhecimento e respeitam e cumprem as ordens que recebem dele.
Para Flores, é importante para a empresa focar no desenvolvimento pessoal, tanto quanto no profissional: é preciso investir em pessoas. Mas, além disso, é preciso que o líder tenha ou desenvolva qualidades fundamentais à liderança na construção civil, quais sejam:
- saber servir: para o líder, é importante priorizar as pessoas, encorajando-as e estimulando seu desenvolvimento, o que também será positivo para a empresa;
- saber ouvir: ouvir significa estar atento às emoções dos liderados, às intenções por trás de suas ações, e não apenas escutar suas palavras. A escuta ativa auxilia na tomada de decisões e na resolução de problemas que afetem o desempenho dos colaboradores;
- saber o que e como fazer: é preciso que o líder saiba como conduzir seus liderados para o cumprimento de projetos, o que apenas é possível quando ele sabe o que faz e consegue dar direcionamentos claros;
- ter humildade: a humildade do líder é o que faz com que seus liderados sintam-se à vontade para se expressar e procurar seu auxílio, quando necessário;
- ser ético: ser ético é se preocupar com o que é certo e com impactos de decisões nos outros, sem deixar que opiniões pessoais interfiram nelas.
Acesse a entrevista sobre liderança na construção civil na íntegra, se inscreva nos canais do ConstrueCast para conhecer mais sobre as soluções e inovações na indústria da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia.