Ainda que pareçam similares em suas funções na obra, já que ambos são construções a seco, há diferença de steel frame e drywall. Isso porque são sistemas construtivos que utilizam materiais diferentes e que servem a propósitos distintos.
Para conhecer as funções de cada um e saber quando é possível utilizá-los, continue acompanhando este conteúdo!
Steel frame
O steel frame, ou light steel frame, é uma construção modular, que utiliza o aço galvanizado (com uma camada fina de zinco) em sua estrutura.
Ou seja, ele substitui os tijolos e blocos de concreto da construção de alvenaria, formando as estruturas da construção. Depois de prontas, materiais como placas cimentícias e drywall as vedam.
O steel frame se trata de uma forma de construir estruturas de uma obra, podendo ser usado em fachadas. Ele é leve, mas muito resistente, suportando altas cargas de uma edificação.
Além disso, as paredes que o utilizam são mais finas, sendo essa mais uma diferença de steel frame e drywall.
O sistema steel frame conta com perfis de aço com espessura entre 0,8mm e 1,25mm e dimensões que variam entre 90mm, 140mm e 200mm.
A escolha dele para a realização da obra exige o emplacamento interno com gesso acartonado, o drywall, e externamente o uso de placas cimentícias.
Por fim, ele é feito com material mais resistente e de corte mais difícil, em comparação ao drywall.
Drywall
O sistema de drywall é uma técnica de construção utilizada para subir paredes, fazer revestimentos e forros. Ele é um sistema que não utiliza água em sua composição, nem exige outros materiais para sua implementação.
Dessa forma, é possível aplicá-lo em construções que utilizam argamassa, assim como em construções steel frame.
O drywall é um elemento construtivo não estrutural, utilizado na formação de paredes internas e no preenchimento dos perfis de aço do steel frame.
Suas placas são de gesso acartonado e são simples de manusear, por serem flexíveis e de corte fácil.
É possível encontrar placas de dimensões de 48mm, 70mm e 90mm, as quais se deve escolher conforme a estrutura da parede. Já a espessura dos perfis não é variável como no steel frame, sendo possível encontrá-los apenas em 0,5mm.
Saiba o que eles têm em comum
Até aqui foi possível perceber a diferença de steel frame e drywall e notar que sua função em uma obra não é parecida. Ainda assim, há nesses dois sistemas construtivos algumas semelhanças.
Como ambos são construções a seco, utilizá-los em uma obra pode acelerar até 3 vezes, em comparação à alvenaria. Além disso, ambos são construções modulares, ou seja, fabricados de forma padrão, de modo que os gastos são previsíveis e as medidas milimetricamente assertivas.
Ainda, ambos garantem um canteiro de obras limpo e sustentável, já que a quantidade de material utilizada é precisamente a que será gasta na obra. E isso faz, também, com que sua utilização tenha baixo impacto ambiental e seja altamente sustentável.
Continue acompanhando os artigos da Hub & Construção para acessar conteúdos sobre as soluções e inovações na indústria da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia!