abril 27, 2025

Vidro insulado e vidro laminado: qual é a diferença?

Compartilhe a matéria

O vidro insulado e o vidro laminado possuem características diferentes e é possível utilizá-los juntos ou separados em um projeto. Para isso, basta saber quais são as funções de cada um no ambiente.

A seguir, conheça mais sobre esses dois tipos de vidro, saiba como diferenciá-los e quando os utilizar!

O que é vidro insulado? 

O vidro insulado, também conhecido por vidro duplo, compõem-se de duas estruturas espaçadas por gás ou ar desidratado. Elas são seladas duas vezes, uma para garantir que não haverá troca entre ar interno e externo, e outra, a estabilidade da peça. 

Dessa forma, ao evitar a troca de ar, evita-se também que os sons e o calor entrem ou saiam, o que faz com que o vidro seja um excelente termoacústico. 

É possível combinar o vidro insulado com outros vidros, combinando suas funcionalidades, conforme o objetivo do projeto. 

Geralmente, encontra-se esse vidro em coberturas, guarda-corpos, portas, janelas e outros. Mas, devido às suas propriedades, é mais comum encontrá-lo em regiões muito quentes ou com muito barulho, já que ele ameniza o calor e ajuda a bloquear os sons com eficiência.

O que significa vidro laminado? 

O vidro laminado é considerado um vidro de segurança, dada sua resistência. Ele tem essa carcaterística porque é composto por duas camadas de vidro, interligadas por material aderente, como o polivinil butiral (PVB)

Se há quebra neste vidro, os cacos não se espalham, o que reduz os ferimentos ou estragos de bens. Além disso, é possível confeccioná-lo com placas de vidro de controle solar, para promoção de conforto termoacústico ao local de instalação.

Considerando suas funcionalidades, ele é útil na confecção de claraboias, divisórias, guarda-corpos, coberturas e outros locais em que se faça necessário reforçar a segurança.

Qual a diferença entre o vidro insulado e vidro laminado?

O vidro insulado é caracterizado pela utilização de, pelo menos, duas placas de vidro paralelas uma à outra, separadas por ar desidratado ou gás, que é preso por meio de uma estrutura específica. 

Por sua vez, o vidro laminado tem como base o uso de duas ou mais placas de vidro, cuja união se dá por meio de uma placa aderente. Dessa forma, ainda que ambos utilizem duas ou mais placas de vidro, o material que fica entre elas, é diferente. 

Consequentemente, a indicação de uso para esses vidros também é diferente: o ar ou gás que fica entre as placas no vidro insulado ajudam para que ele seja antirruído e ofereça isolamento térmico. Apesar do vidro laminado também conseguir efeito termoacústico, não é tão eficiente quanto ele.

Já os vidros laminados, por sua alta resistência e menor risco de cortes em casos de quebra, são ideais para áreas que exigem segurança. Por isso, também, há situações em que o seu uso é obrigatório, segundo a ABNT, como janelas, portas de entradas e para-brisas de carros. 

A união de ambos os vidros para aplicação em uma mesma estrutura, por exemplo, uma porta ou uma janela, oferece esses benefícios combinados a ela.

Agora que você compreendeu a diferença entre vidro insulado e temperado, continue acessando conteúdos do setor construtivo, nos artigos da Hub & Construção!