abril 24, 2025

Sustentabilidade na construção – Construecast

Compartilhe a matéria

O Construecast é o podcast que traz temas relevantes, sobre os setores da Construção, Engenharia e Arquitetura, para o debate com profissionais renomados em suas áreas. Dessa vez, o host Paulo Barros recebeu Henrique Martins para um bate-papo sobre sustentabilidade na construção!

Para conferir um pouco das informações trocadas durante o podcast, continue acompanhando este artigo!

O que é sustentabilidade?

Para Henrique, o conceito de sustentabilidade envolve três pilares, que são o social, o ambiental e o econômico. Ele ressalta que as empresas sustentáveis devem ter responsabilidade social, preservar dos recursos ambientais, e colocar em prática projetos economicamente.

E o que é a sustentabilidade na construção?

Henrique ressalta que o mercado tem soluções sustentáveis de valores diversos, que atendem a obras dos mais diversos tipos, sejam elas novas ou já existentes. A seguir, conheça alguns dos exemplos que ele utilizou durante a conversa!

Energia fotovoltaica

O profissional mencionou a energia fotovoltaica, incentivando a prática.

Ela se caracteriza por uma fonte alternativa de energia que produz energia elétrica a partir da luz solar, de modo que quanto maior a incidência de luz, maior a quantidade de energia. 

Considerando a fonte utilizada para produção de energia elétrica, a energia fotovoltaica é renovável, limpa e sustentável, sendo possível adotá-la em todo tipo de obras e construções.

Sua implementação contribui para reduzir os impactos causados nos mananciais, represas e no meio ambiente como um todo.

Soluções hídricas

Além da solução acima, Henrique menciona outras relacionadas à água, que ele ressalta serem muito importantes na redução de crises hídricas. São exemplos dessas soluções:

  • aquecimento solar para banho: funciona a partir da captura de energia solar por meio de coletores solares, que aquecem a água armazenada em reservatórios térmicos, para que ela esteja quente e pronta para uso;
  • aproveitamento de água de chuva: captando e utilizando esse recurso, por exemplo, para irrigação;
  • tratamento de esgoto com qualidade: infiltração no solo sem contaminação, descarte em corpos hídricos sem contaminação, reuso do esgoto do esgoto tratado
  • tratamento de efluentes em geral: como águas cinzas, efluentes industriais e de produção.

Soluções sustentáveis para Construção, Arquitetura, Engenharia

Durante o bate-papo, Henrique Martins menciona soluções para aplicar a sustentabilidade na Construção, Engenharia e Arquitetura, considerando a qualidade de vida dos usuários das edificações.

Por exemplo, casas que são construídas desde o início podem integrar em seus projetos métodos construtivos de baixo impacto. Isso porque eles conseguem unir a expectativa arquitetônica para o acabamento da construção ao bem-estar que o usuário vivenciará.

Além disso, o profissional cita exemplos de soluções, produtos e adequações sustentáveis que atendem a construções já finalizadas. São exemplos delas os acabamentos, iluminação natural e a ventilação adequada.

Como implementar um ETE em uma obra?

Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é uma estrutura que recebe esgoto ou outros poluentes para tratá-los e possibilitar seu descarte sem risco para o meio ambiente

Ela pode existir apenas se estiver compatível com a legislação ambiental, para garantir que nenhum poluente seja despejado no meio ambiente. Por isso, o ideal é que no próprio projeto hidrossanitário esse tipo de solução já esteja especificada. 

Quando não se tem acesso à companhia de esgoto, é preciso tratar os dejetos no próprio terreno da edificação. Para isso, geralmente, as pessoas utilizam fossas sépticas ou outras soluções alternativas anaeróbias

Contudo, essas soluções oferecem taxa de eficiência muito baixa, de forma que não é possível eliminar os riscos de contaminação do ambiente. Portanto, descartar os poluentes assim, mesmo tratados, não é adequado.

Ao especificar uma ETE, que é uma solução aeróbia, ela consegue fazer o tratamento dos dejetos de forma a eliminar totalmente os riscos do descarte. Deste modo, é possível não apenas descartar o esgoto de forma segura, como fazer seu reuso em irrigação, uso industrial e outros.

Essa implementação colabora com o meio ambiente, possibilita redução de gastos e, em alguns municípios brasileiros, a sustentabilidade na construção é recompensada com incentivos fiscais.

Qual a importância das certificações relacionadas à sustentabilidade?

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental), é um sistema de certificação para edificações que implementam a sustentabilidade. 

Há uma série de diretrizes para conseguir o selo e é possível obter um Certificado e as certificações Prata, Ouro e Platina, conforme o cumprimento de exigências relacionadas ao LEED.

Mais um tópico importante relacionado às certificações foi o ESG (Environmental, Social, and Governance), que não se trata do fornecimento de certificações, mas de uma abordagem para verificar a sustentabilidade de uma organização. 

O ESG promove práticas de compliance, que estão se tornando uma exigência crescente no mercado. 

A adoção de critérios ESG contribui para o posicionamento internacional das empresas e influencia a decisão de grandes corporações, que cada vez mais optam por não fazer negócios com empresas que não estejam adequadas a esses padrões.

Acesse a entrevista sobre Sustentabilidade na construção na íntegra, e se inscreva nos canais do ConstrueCast para conhecer mais sobre as soluções e inovações na indústria da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia.