Há uma série de patologias de argamassa, que comprometem a estrutura e a estética do revestimento. Por exemplo, os diferentes tipos de descolamento, que têm causas e aparências diferentes.
São eles o descolamento com empolamento, o descolamento do revestimento e o descolamento em placas duras. Para conhecê-los, continue acompanhando este conteúdo!
Descolamento com empolamento
O descolamento com empolamento se caracteriza pelo empolamento causado pelo descolamento do reboco do emboço, levando à formação de bolhas nas superfícies.
As superfícies podem ser pisos e paredes e essas bolhas tendem a aumentar com o tempo.
Se não tratadas, podem promover deterioração acelerada no local, gerar problemas estruturais ou criar irregularidades nas superfícies. Quando é no piso, pode aumentar o risco de tropeços e acidentes.
A solução para essa patologia é identificar e eliminar a causa da umidade, que podem ser infiltrações ou vazamentos, para consertá-la. Também é necessário remover todo o revestimento afetado, removendo as partes empoladas.
Em seguida, é necessário preparar a superfície, limpando e nivelando a área e aplicando um primer adequado. Por fim, já se pode reaplicar o reboco e fazer o acabamento.
Descolamento em placas duras
Outro dos tipos de descolamento é o de placas duras (ou endurecidas), que se caracteriza pela formação de espaços vazios por baixo do revestimento. Isso leva à formação de placas duras e difíceis de quebrar, daí o nome da patologia.
É possível que esse problema surja devido ao uso de uma argamassa muito rica, ou por causa de sua pouca aderência. Contudo, qualquer que seja a sua causa, não há solução para ela, que não a remoção completa dos revestimentos afetados.
Para isso, é fundamental utilizar ferramentas apropriadas e cuidar para não danificar a base. Em seguida, deve-se preparar a base limpando e nivelando para receber o novo revestimento.
Por fim, aplica-se o novo revestimento, tomando todo cuidado para que o problema não aconteça novamente, utilizando uma argamassa de boa qualidade e seguindo os procedimentos de mistura corretamente.
Descolamento em placas quebradiças
O descolamento por placas quebradiças é caracterizado pela formação de placas que se quebram facilmente. Ele pode surgir devido à aplicação de tinta permeável sobre o reboco antes do tempo ou ao uso de argamassa magra.
Assim como o descolamento com placas duras, a solução para essa patologia é a remoção total do revestimento, que precisa de substituição.
Portanto, é preciso remover as placas que se descolaram e preparar a superfície, deixando-a limpa e nivelada para receber a nova aplicação.
Então, faz-se a aplicação do novo revestimento, utilizando argamassa de boa qualidade e seguindo todas as recomendações, para que o novo revestimento seja durável.
Todos os tipos de descolamento de argamassa são problemas sérios que, se não tratados adequadamente, podem causar danos significativos à estrutura e segurança das edificações.
É essencial identificar a causa raiz do problema e seguir as melhores práticas de reparo para garantir a longevidade e a integridade do revestimento.
Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!