abril 30, 2025

Poliuretano (PU): como é seu uso na impermeabilização

Compartilhe a matéria

Poliuretano (PU) é um tipo de impermeabilização flexível, sendo, portanto, resistente a rupturas e abrasões. Utilizado principalmente em áreas externas, ele possui eficiência em proteger áreas expostas.

Para conhecer mais sobre ele, suas características, vantagens e desvantagens, continue sua leitura!

O que é o poliuretano?

Poliuretano, ou PU, são polímeros utilizados na fabricação de diversos materiais, como plásticos ou espumas. Na indústria, é possível encontrá-los substituindo o silicone de vedação, além de serem utilizados na selagem e proteção de madeira. 

Devido à sua resistência, passou a ser utilizado como impermeabilizante, protegendo a superfície contra a umidade e contra a ação de produtos químicos e altas temperaturas. 

Isso porque ele é resistente diante de movimentações térmicas (variações de temperatura), já que faz parte dos sistemas de impermeabilização flexível. Ou seja, que o PU previne patologias nas edificações, como fissuras e deformações.

Quais são os tipos de PU?

Os poliuretanos são polímeros versáteis e nem todos eles são ideais para construções. É possível dividi-los em dois principais tipos, conforme suas características e usabilidade. Confira!

Poliuretanos termoplásticos (TPU)

Os poliuretanos termoplásticos (TPU) são conhecidos por sua flexibilidade e elasticidade. Isso faz com que eles sejam ideais para aplicações que exigem resistência ao estiramento e à compressão. 

Eles possuem alta resistência a impactos, abrasão e desgaste, além de manterem suas propriedades mecânicas e tolerar a exposição a uma ampla faixa de temperaturas, tanto baixas quanto altas. 

No entanto, temperaturas extremamente altas ou baixas podem comprometer sua resistência, embora em condições normais eles mantenham um desempenho excelente.

Além disso, é possível reprocessar, aquecer e moldar o TPU várias vezes sem perder suas propriedades químicas, facilitando a reciclagem e reutilização. 

Este tipo de poliuretano não tem utilização na construção civil, mas é utilizado em solados de sapatos, componentes de automóveis, cabos e conectores eletrônicos e em uma série de equipamentos esportivos.

Poliuretano termorrígido

O poliuretano termorrígido apresenta como características a rigidez, que proporciona boa resistência mecânica, e durabilidade. 

Além disso, ele possui propriedades termoacústicas, isolando ruídos e equilibrando a temperatura da superfície. 

Com o poliuretano termoplástico, ele compartilha características como a resistência mecânica e diante de variações de temperatura e a resistência química. Dessa forma, ele mantém sua integridade diante de produtos químicos abrasivos, como solventes.

Este tipo de poliuretano é aplicável em peças de automóveis que exigem rigidez, em encapsulamento de componentes eletrônicos e em espumas rígidas para sofás, poltronas e outros que exigem suporte firme. 

Além disso, é ele o utilizado na construção civil, em fachadas, revestimentos, lajes de coberturas expostas, áreas molhadas e como selantes.

Em se tratando do poliuretano termorrígido, é fácil e rápido aplicá-lo em superfícies e seu tempo de cura dura apenas algumas horas, quando o espaço fica liberado para uso.

Como foi possível perceber, ambos os tipos de poliuretano têm indicações diferentes, apesar de terem algumas características em comum. 

Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!