O Construecast é o podcast da Engenharia, Arquitetura e Construção. Ele tem como host Paulo Barros, recebeu a Engenheira Civil Priscila Bezerra para falar sobre soluções de impermeabilização.
Para saber um pouco do que foi falado nesse episódio, continue acompanhando este conteúdo!
O que são soluções de impermeabilização?
Impermeabilizar é utilizar um material ou produto adequado, que oferece uma barreira de proteção contra fluídos, seja no estado líquido ou no estado de vapor. Deste modo, o fluido é impedido de penetrar e, consequentemente, causar danos nas construções.
Não existe apenas uma, mas diversas soluções de impermeabilização, que nada mais são que os produtos utilizados para conseguir esse efeito de bloquear a passagem dos fluidos.
Alguns exemplos deles são as mantas asfálticas, as membranas acrílicas, membranas de poliuretano, membrana epoxídicas, mantas de PVC, mantas de TPO, as argamassas poliméricas e as injeções químicas de gel ou espuma, etc.
Elas podem se dividir, ainda, em sistemas de impermeabilização rígida (que não oferecem flexibilidade quanto ao seu uso, devendo ser aplicado em espaços sem variações de temperatura ou vibrações) e flexível (específicos para locais com tendência à fissura devido a movimentações).
Qual a importância da impermeabilização?
A impermeabilização é essencial para a preservação da saúde dos ocupantes de um edifício e para manter sua integridade estrutural e estética. Lugares permeáveis podem sofrer uma série de problemas.
Isso porque a umidade constante cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, afetando a qualidade do ar. Assim, ela pode levar ao aparecimento de doenças respiratórias, pulmonares e oculares.
Além disso, a água infiltrada pode provocar danos significativos aos acabamentos e estruturas do edifício, uma vez que infiltrações em paredes e lajes podem enfraquecer o concreto.
Ainda, os problemas da umidade no concreto podem levar a corrosão das armaduras. Caso não sejam tomadas ações de correção, poderão ocasionar colapsos das estruturas, comprometendo, portanto, a estabilidade e a segurança da construção.
A umidade também gera problemas estéticos em revestimentos, que podem sofrer descolamento, descascamento, estufamento e etc.
Priscila Bezerra menciona que, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), mais de 83% das construções no Brasil apresentam problemas relacionados à infiltração e umidade.
Muitas vezes, as pessoas focam apenas em aspectos visíveis de uma obra, como revestimentos e acabamentos, enquanto ignoram a importância das estruturas e das partes construtivas subjacentes.
Mas, uma impermeabilização planejada na etapa de projeto, executada de forma correta, com produtos que atendam os desempenhos mínimos exigidos nas normas e com acompanhamento dos serviços posteriores, ajuda a evitar infiltrações e consequente o enfraquecimento das estruturas, e a preservar a integridade do concreto e acabamentos. Portanto, contribui para a durabilidade da estrutura.
Por isso mesmo, o desenvolvimento de um projeto de impermeabilização gera economia ao reduzir os gastos com manutenção e reparos, já que ele contribui para a preservação da estrutura e estética dos locais, mantendo sua funcionalidade e aparência ao longo do tempo.
O que considerar ao escolher produtos impermeabilizantes?
A seleção adequada dos sistemas de impermeabilização deve levar em consideração o local onde será aplicado, prazo de execução da obra, método construtivo das estruturas, disponibilidade de mão de obra local, as condições específicas do entorno e tantos outros dados importantes que são analisados caso a caso.
Em locais como baldrames, por exemplo, é essencial escolher produtos que impeçam a penetração de água tanto no estado líquido quanto no gasoso. A escolha incorreta pode resultar em falhas na proteção, levando a problemas de umidade e infiltração.
A utilização de barreiras físicas, como lonas, pode não ser recomendável, pois elas têm a tendência de rasgar, permitindo que a água passe livremente. Em vez disso, Priscila Bezerra sugere o uso de elementos drenantes aliados com sistema de impermeabilização que seja fechado a passagem de vapor como uma solução eficaz, como por exemplo a emulsão asfáltica.
Ela se trata de um produto que funciona como uma membrana com base de asfalto. A sua capacidade de bloquear a passagem de água líquida e vapor, oferece uma proteção confiável e duradoura.
Para situações mais complexas, Bezerra recomenda uma abordagem em “camadas”, conhecida como técnica sanduíche.
Este método envolve a aplicação de argamassa polimérica como impermeabilizante primário, seguido por uma proteção mecânica e, finalmente, uma pintura asfáltica.
A argamassa polimérica impede a passagem de água, mas permite a entrada e saída de vapor. Dessa forma, a camada de proteção mecânica é essencial para protegê-la.
A pintura asfáltica, aplicada ao final, protege totalmente contra a passagem de vapor. Assim, ela garante uma impermeabilização completa e eficaz, especialmente em baldrames e fundações como radier.
Dicas para empreendedores
Para finalizar, Priscila Bezerra compartilhou dicas para empreendedores, iniciantes ou já atuantes, que desejam alcançar sucesso em seus empreendimentos.
Em primeiro lugar, ela enfatiza a importância de um plano de negócios bem estruturado, com projeções e metas claras, para guiar o desenvolvimento do projeto e medir o seu progresso.
Bezerra destaca, também, que a dedicação constante e o movimento contínuo são necessários para o crescimento no mundo dos negócios.
A profissional frisa, ainda, que mesmo aqueles que mantêm uma posição CLT podem adotar uma mentalidade empreendedora, demonstrando ações e pensamentos de liderança.
Além disso, a capacidade de se adaptar, inovar e buscar oportunidades de crescimento são características essenciais para quem deseja ter um negócio próprio.
Assista à entrevista sobre Soluções de impermeabilização, para acessar o conteúdo na íntegra. E se inscreva nos canais do ConstrueCast para conhecer soluções e inovações nos setores da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia!