abril 24, 2025

Aceleração de Construtoras e Sistemas Inovadores

Compartilhe a matéria

O Construecast é o podcast da Engenharia, Construção e Arquitetura, que traz profissionais de grande relevância no mercado para debater temas pertinentes a essas áreas. E para falar sobre Aceleração de Construtoras e Sistemas Inovadores, o host Paulo Barros recebeu Eduardo Gorayeb.

Neste conteúdo, você sabe mais sobre o que o bate-papo abordou. Acompanhe!

Inovação na construção

Eduardo Gorayeb, reconhecido no setor de Construção por sua visão inovadora, destaca que inovar é um processo de desafiar o convencional. Porém, sempre com avaliação técnica que garanta a segurança, durabilidade e qualidade do produto final, com foco na sustentabilidade e durabilidade dos empreendimentos. 

Para ele, a inovação em Construção Civil passa pelo uso de novas tecnologias e métodos construtivos que possibilitem alta escala de produção, como o uso de formas de concreto para paredes e sistemas de construção industrializada.

Como exemplos, o profissional cita a construção off-site (sistema em que componentes são fabricados fora do canteiro de obras e montados no local) sendo o light steel frame um dos sistemas. (estrutura de aço leve composta por perfis metálicos que formam paredes de alta eficiência térmica e acústica).

Sua empresa, inclusive, foi pioneira na publicação do FAD nr. 70 (Ficha de Avaliação de Desempenho), um sistema que otimiza a produção e aumenta a eficiência no uso dessa técnica.

Eduardo destacou-se, também, no programa Minha Casa Minha Vida, onde esteve à frente de projetos de habitação popular que oferecem imóveis de qualidade a baixo custo.

Além disso, com sua experiência, ele foi premiado como “Personalidade do Ano” do mercado imobiliário, em 2013, pelo desenvolvimento de sistemas construtivos inovadores

Construção industrializada

Segundo Gorayeb, a construção industrializada, que se caracteriza pelo uso de sistemas pré-fabricados e altamente planejados, chegou para ficar e tem demonstrado grande crescimento. 

Ele comenta sobre as principais modalidades dentro deste campo, começando pelo uso de estruturas metálicas, um método robusto e resistente, seguido pelo concreto pré-moldado, que permite a fabricação de componentes fora do canteiro, reduzindo o tempo de obra. 

Por fim, o light steel frame destaca-se como uma evolução na construção industrializada. Esse sistema utiliza perfil metálico engenheirado de aço leve que formam paredes e estruturas leves, mas com alta eficiência térmica e acústica.

O profissional ressalta que para cada tipo de obra, devemos utilizar o sistema que melhor atende aquela construção específica (obtendo o melhor custo beneficio) conseguindo assim o melhor de cada sistema construtivo, e defende que a aceleração das construtoras é essencial para permitir uma inovação contínua.

É por meio dela que será possível alcançar a acessibilidade, durabilidade, qualidade e agilidade para atender às necessidades do cliente, sem prejuízo da viabilidade econômica.

Vantagens da construção industrializada

A construção industrializada, em comparação com a convencional, conta com diversas vantagens, como maior controle de qualidade, durabilidade e previsibilidade de prazos e custos. 

Para os clientes, ela é mais confortável, porque apresenta maior desempenho térmico e acústico, o que valoriza ainda mais o imóvel. 

O light steel frame, em especial, destaca-se como um sistema seguro, com paredes estruturais, com todas as instalações embutidas, conforte térmico-acústico, fácil manutenção e muito flexível, oferecendo uma excelente relação custo-benefício.

A sua popularidade está em ascensão graças ao custo mais baixo do aço, à necessidade de construções mais rápidas, previsibilidade de prazo e custo e acabamento de alta qualidade.

Desafios na implementação do light steel frame

Apesar das vantagens, a implementação do light steel frame ainda enfrenta desafios no mercado. Conforme mencionou Gorayeb, o sistema ainda é novo e está em fase de consolidação. 

Parte dos questionamentos sobre ele vem da falta de conhecimento dos profissionais e desinteresse na busca pela compreensão do método, bem como do acesso limitado a informações, gerando certa resistência no setor. 

Além disso, Eduardo ressalta que a mão de obra especializada é escassa, porque a demanda por profissionais como projetistas e técnicos especializados na construção industrializada está começando a crescer agora. 

Outro desafio mencionado por ele é que, embora seja possível adaptar projetos de construção tradicional, uma obra verdadeiramente eficiente requer que planejamento de todo o processo desde o início para o sistema industrializado.

Ainda, devido à precisão exigida, o projeto deve ser meticuloso, e a obra deve ser executada rigorosamente conforme planejada, com encaixes milimétricos que garantam a estabilidade e segurança da estrutura.

Ou seja, ainda que ofereça muitas vantagens em comparação à construção tradicional, é preciso muito planejamento e precisão na produção dos painéis na fábrica, para que a montagem seja precisa.

Por isso, Gorayeb enfatiza a importância de buscar empresas com experiência e capacidade técnica comprovada, para assegurar aos clientes a qualidade que eles esperam da obra.

A construção industrializada, especialmente o light steel frame, foi possível devido à aceleração de construtoras ao buscar soluções mais eficientes e ágeis para a realização de obras.

Portanto, a busca não deve parar: é preciso continuar ampliando a durabilidade, qualidade e viabilidade econômica das construções, o que só é possível mediante a evolução constante.

Assista ao episódio sobre Aceleração de Construtoras e Sistemas Inovadores, para acessar o conteúdo na íntegra. E se inscreva nos canais do ConstrueCast para conhecer soluções e inovações na indústria da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia!