julho 20, 2025

Compartilhe a matéria

Os revestimentos inspirados na natureza são materiais que imitam elementos naturais, como madeira, pedras, folhas e até mesmo água. 

Eles reproduzem com realismo as texturas e cores desses elementos e é possível encontrá-los em materiais como porcelanatos, cerâmicas e outros. 

Essa tendência, cada vez mais presente na Arquitetura moderna, busca trazer a tranquilidade e beleza da natureza para os ambientes construídos. 

Neste conteúdo, confira como os revestimentos inspirados na natureza conseguem reproduzi-la em projetos diversos!

Por que utilizar revestimentos inspirados na natureza?

Estar em contato com a natureza traz diversos benefícios à saúde e bem-estar. Quando aplicados em ambientes internos, os revestimentos inspirados na natureza ajudam a simular essa proximidade, oferecendo os seguintes benefícios:

  • redução da pressão arterial;
  • diminuição dos hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol;
  • melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar;
  • estímulo à criatividade;
  • melhoria da qualidade do sono;
  • fortalecimento do sistema imunológico;

Pode-se incluir a natureza por meio de revestimentos ao recriar texturas, formas e cores, proporcionando um ambiente mais natural e convidativo. Confira alguns exemplos que mostram como isso é possível!

Formas orgânicas

Enquanto as construções humanas tendem a ser retilíneas, com ângulos retos e formas simétricas, a natureza oferece uma estética mais fluida e curvilínea. 

Os revestimentos inspirados na natureza incorporam essas formas orgânicas para criar um ambiente mais harmonioso. 

Por exemplo, cortes em peças de revestimento podem lembrar pedras irregulares e marcas profundas e texturizadas em revestimentos podem simular as irregularidades das pedras naturais, ampliando a sensação de realismo.

Outro exemplo são desenhos em relevo que imitam o fluxo de água e sua aplicação traz uma sensação de água corrente.

Texturas que reproduzem as naturais

A natureza apresenta uma vasta gama de texturas, desde a aspereza das pedras até a suavidade das folhas, o que os revestimentos inspirados na natureza replicam. 

Por exemplo, superfícies que simulam madeira, seja áspera ou polida, podem trazer a sensação de um ambiente mais aconchegante. Além disso, existem revestimentos que imitam o toque de folhas ou a sensação das diferentes camadas de terra. 

A reprodução dessas texturas transporta a sensação de estar em meio à natureza, mesmo dentro de ambientes fechados.

Cores da natureza

As cores da natureza são inúmeras, indo desde tons terrosos, verdes e azuis até nuances de cinza e bege. Revestimentos que imitam a natureza utilizam essas paletas de cores para criar ambientes que remetem a ela. 

É comum encontrar esses tons aplicados em revestimentos de paredes e pisos, em ambientes como salas de estar, quartos, banheiros e outros, proporcionando a atmosfera calma e convidativa que a natureza traz.

Materiais naturais

Além de revestimentos que imitam a natureza, o uso de materiais naturais também é uma tendência forte. Pedras e madeiras, por exemplo, são frequentemente utilizadas para revestir paredes e pisos.

Esses revestimentos naturais se conectam visualmente com a natureza, mas mantêm suas características próprias, como durabilidade, resistência e isolamento térmico. 

Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!