Os diversos tipos de pavers são uma escolha comum para pavimentação de áreas externas, porque oferecem uma variedade de opções que combinam funcionalidade e estética.
Disponíveis em diferentes materiais, formatos e texturas, eles podem atender a demandas variáveis de tráfego, desde áreas residenciais até locais com circulação intensa de veículos pesados.
Escolher um, dentre os diversos tipos de pavers, depende do local de aplicação e das necessidades identificadas no projeto. A seguir, conheça os principais tipos de pavers e suas características!
O que são pavers?
Pavers são blocos ou paralelepípedos pré-moldados a partir de materiais como concreto ou argila. As pessoas também os conhecem como bloquetes ou pisos intertravados e sua principal utilização é como pavimento de áreas externas, seja em calçadas, seja em jardins.
Como é sua fabricação?
A fabricação de pavers requer maquinário específico e o cumprimento rigoroso das normas técnicas aplicáveis. Além disso, é essencial contar com mão de obra com especialização.
O processo começa com a mistura de agregados e o material principal, como cimento ou argila, até obter uma massa com o nível de compactação adequado, bem como a umidade e proporções corretas dos componentes.
Após a mistura estar pronta, coloca-se ela em moldes, onde assume o formato de blocos ou paralelepípedos. Nessa fase, a máquina aplica pressão e vibração para garantir que não haja espaços vazios.
Os pavers devem ser uniformes em tamanho, aparência e densidade. Se estiverem dentro dos padrões, os blocos passam pelas etapas de hidratação, resfriamento e cura, que dura 28 dias.
Quais são os tipos de pavers disponíveis?
Existem alguns tipos de pavers no mercado, que cuja escolha deve considerar as especificações do projeto e as necessidades do local. São eles:
Argila
Feitos a partir da queima de tijolos cerâmicos, eles têm a cor avermelhada e são resistentes a condições climáticas extremas à abrasão. É comum encontrá-los em projetos arquitetônicos de áreas externas e jardins residenciais.
Concreto
A fabricação desses tipos de pavers se dá a partir de concreto pré-moldado. Eles são fáceis e instalar e servem a áreas de tráfego intenso, como estacionamentos e pátios industriais. É possível encontrá-los em diversos formatos, cores e texturas.
Ecológico
Como seu nome sugere, os pavers ecológicos são aqueles ideais para projetos sustentáveis. Isso porque eles são permeáveis, contribuindo para a microdrenagem da água, auxiliando no controle de enchentes.
Para promover a drenagem natural, é possível utilizá-los em calçadas, estacionamentos e jardins, bem como em áreas que exijam maior permeabilidade.
Natural
A fabricação desses tipos de pavers se dá a partir de pedras naturais. Por exemplo, granito, arenito ou calcário. Além de resistência e durabilidade, eles conferem ao piso um visual sofisticado.
Por isso, são indicados para áreas como piscinas, jardins e outras com tráfego leve e que exijam uma estética aprimorada.
Ossinho
Este tipo de paver é ideal para garagens, estacionamentos e calçadas. Suas peças possuem pontos de travamento onde se encaixam, impedindo que se desloquem ou se movam com o tempo.
Permeável
O paver permeável, também conhecido como autodrenante, absorve a água completamente. Ele é geralmente escolhido para locais onde o tráfego é leve.
Pisograma
O pisograma é um os tipos de pavers que é altamente permeável e é ideal para áreas de tráfego leve. Em sua composição há terra e grama, para preencher os vãos que ficam com a instalação. Os pisogramas podem ser:
Tátil de alerta
Possuem uma área que se destaca por sua cor e textura, em comparação ao resto do piso. Recomenda-se utilizá-lo em porta de elevadores, locais com desníveis, no começo, ao longo e no final de escadas e rampas.
Tátil direcional
Este piso recebe este nome porque sua função é oferecer uma sinalização tátil para pessoas com deficiência visual. Para isso, ele conta com relevos que orientam o caminho por meio do toque com os pés ou bengalas.
Raquete
Este paver possui mais pontos de travamento, em relação ao tijolinho (paver mais comum) e sua estética lembra um pequeno mosaico.
Sextavado
Também conhecido por paver hexagonal, ele é completamente plano. Por isso, é mais suave andar sobre ele, que costuma ser muito utilizado em calçadas e parques.
Tijolinho
O tijolinho é um paver de formato retangular, nome vem da semelhança com tijolos convencionais. Ele oferece versatilidade na instalação, podendo ser disposto em padrões como espinha de peixe, dama ou amarração, criando diferentes padrões no piso.
Além disso, esses padrões também influenciam a distribuição de carga no pavimento, proporcionando resistência e durabilidade em áreas de tráfego intenso, como calçadas, pátios e estacionamentos.
3 pontas
Seu design cria um intertravamento das peças mais eficiente, de modo que elas resistem à pressão horizontal e vretical. Por isso, são muito utilizados em áreas de tráfego pesado, como ruas, estacionamentos, pátios industriais e vias urbanas.
Qual paver mais indicado para cada local?
A seguir, saiba quais os tipos de pavers adequados para cada tipo de tráfego e as características fundamentais para atender às suas necessidades!
Tráfego leve
Tráfego leve é aquele com baixo fluxo de veículos e pedestres, como pátios residenciais, calçadas de casas e áreas de lazer. Para atender a esses locais, o paver precisa ter 6 cm no mínimo e resistência mínima a compressão de 35MPa.
Tráfego pesado
O tráfego pesado, por sua vez, se trata daquele com um fluxo constante de veículos pesados, como ônibus e caminhões.
Por exemplo, ruas, estradas e postos de combustível. Para suportar este peso, os pavers devem possuir espessura entre 8 cm e 10 cm, com resistência à compressão também de 35 MPa.
Tráfego especial
Por fim, há o tráfego especial, que se caracteriza por locais com tráfego constante de veículos extremamente pesados, como caminhões e grandes maquinários.
Dessa forma, os pavers ideais para locais com essas características, como indústrias com movimentação regular de equipamentos pesados, devem possuir maior espessura e resistência. Quais sejam, 10 cm e 50 MPa.
Os tipos de pavers adequados para todos os tipos de tráfego são o de concreto, ossinho, tijolinho e 3 pontas, bastando apenas que sua espessura seja ajustada.
Já os pavers de argila, ecológico, natural, permeável e pisograma são mais limitados e geralmente adequados apenas para tráfego leve.
Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!