Os pavers são blocos pré-moldados amplamente utilizados na Construção Civil. Sua aplicação se dá em diversos tipos de projetos, como calçadas, praças públicas, estacionamentos, ruas e até mesmo áreas residenciais.
Uma das razões pelas quais eles se destacam é a combinação de praticidade e durabilidade que oferecem. Para saber quais são outras vantagens dos pavers, continue acompanhando este conteúdo!
1. Tráfego imediato
Uma das principais vantagens dos pavers é que eles permitem tráfego imediato logo após a instalação. Esse benefício é possível graças ao processo de colocação dos blocos, que não envolve rejunte e se dá sobre uma camada de manta de areia.
A instalação ocorre por meio do encaixe das peças, criando um piso intertravado e estável.
Como não há necessidade de tempo de secagem ou cura, pode-se utilizar locais com pavers imediatamente, garantindo economia de tempo em obras de pavimentação.
2. Resistência
Os pavers são conhecidos por sua alta resistência, que é adquirida principalmente durante o processo de vibração e prensagem na fabricação.
Esses métodos garantem que o concreto tenha menor quantidade de vazios e densidade mais uniforme, resultando em peças extremamente duráveis.
Contudo, vale ressaltar que existem diferentes níveis de resistência, conforme o tipo de paver e sua aplicação:
- pavers para tráfego leve, como calçadas e áreas residenciais;
- pavers para tráfego médio, como estacionamentos;
- e pavers para tráfego pesado, utilizados em vias públicas e áreas industriais.
3. Sustentabilidade
Mais uma dentre as vantagens dos pavers é que eles são uma escolha sustentável para pavimentação. O destaque nesse quesito vai para os pavers ecológicos, que se diferenciam dos tradicionais pavers de concreto pela sua permeabilidade.
Eles permitem que a água escoe através de suas juntas, auxiliando na microdrenagem em áreas urbanas, o que contribui para a redução de enchentes e o alívio no sistema de drenagem.
4. Fácil remoção
Devido ao método de instalação sem rejunte, os blocos de pavers podem ser retirados sem que sejam quebrados. Isso permite o seu reaproveitamento em outros locais ou a recolocação para criar novos padrões.
Além disso, essa característica facilita a manutenção do piso e a execução de reformas. Isso porque é possível remover os pavers para acesso a tubulações ou cabos subterrâneos e, depois, reinstalá-los sem a necessidade de trocar todo o pavimento.
5. Versatilidade
Mais uma das vantagens dos pavers que se sobressaem é sua versatilidade. Isso porque é possível utilizá-los em uma ampla variedade de locais e projetos arquitetônicos.
Os pavers podem ter superfícies mais ou menos lisas, com opções antiderrapantes. Dessa forma, eles podem ser ideais para áreas de acessibilidade, como calçadas destinadas a cadeirantes e deficientes visuais.
Além de existirem em diferentes formas e cores, como o formato retangular, hexagonal e quadrado, é possível utilizá-los para criar padrões visuais únicos, que se destacam no design dos ambientes.
É essa diversidade de opções que permite sua integração tanto em projetos funcionais quanto estéticos, oferecendo combinações que harmonizam com diferentes estilos.
Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!