ConstrueCast é o Podcast da HUB da Construção, cuja criação se deu para abordar temas importantes nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção. Para tratar de diversos assuntos relevantes, dentre eles, a utilização de estrutura de aço nesses setores, o ConstrueCast recebeu como convidado Luiz Henrique Ceotto.
Ceotto é engenheiro civil com mais de 40 anos de carreira e mais de 800 prédios construídos. Ele tem uma série de experiências em liderança de construções e de desenvolvimento tecnológico, já publicou vários artigos e dois livros. Atualmente, ele é membro do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) e é CEO da Urbic.
Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito do tema ao qual ele se propõe: entender a relevância das estruturas de aço nas construções, suas vantagens e desvantagens.
Entenda o que são as estruturas em aço
Estruturas de aço são estruturas metálicas que se compõe de aço, que é uma liga metálica que utiliza de elementos como o ferro, carbono, silício, enxofre e fósforo. A sua utilização se dá por meio da pré-fabricação, ou seja, elas são pré-moldadas e montadas no canteiro de obra.
Atualmente, elas vêm ganhando espaço nas construções, substituindo até mesmo alguns componentes que, antes, eram feitos em concreto. Isso se dá devido aos benefícios que essas estruturas oferecem, dos quais falaremos mais adiante.
Entretanto, segundo Ceotto, é preciso ter uma metodologia, um processo, para acertar na construção. O engenheiro ressalta, na entrevista, que a estrutura metálica é uma parte que precisa de complementos, como a fachada pré-fabricada, o drywall, os sistemas hidráulicos e elétricos, os chicotes elétricos, dentre outros.
Portanto, há que se considerar que não basta o uso de uma estrutura metálica, sem o planejamento construtivo do edifício, para conseguir as vantagens que o seu uso permite.
É preciso o material, unido a profissionais competentes, por trás da elaboração da construção e da sua aplicação prática. E esses profissionais capacitados conseguem entregar resultados de qualidade, em um tempo bastante reduzido.
A exemplos de resultados que se pode atingir quando se tem profissionais competentes, o material certo e organização, Luiz Henrique Ceotto ressalta que ele criou, com seu sócio Flávio Lino, um processo construtivo mais ágil, que possibilita levantar um edifício que antes demoraria cerca de 26 a 30 meses, em cerca de 1 ano. Isso significa que há uma redução de cerca de 1/3 no tempo de execução da obra.
Ainda de acordo com Ceotto, a construção civil brasileira precisa aumentar a produtividade, medindo-a sistematicamente, para otimizá-la. Ser mais produtivo significa trabalhar com menos homem/hora/m², construindo mais, em menos tempo, sem prejuízo da qualidade.
E para se trabalhar a produtividade, é importante tratar de todos os detalhes, inclusive a respeito da utilização dos materiais que farão a estrutura do local, como as estruturas de aço. Isso porque elas oferecem possibilidade de se construir mais rápido, quando comparadas àquelas de concreto. E também oferecem melhores resultados, como veremos a seguir.
Quais problemas podem surgir em uma estrutura de concreto?
A estrutura de concreto, segundo Ceotto, é naturalmente imprecisa. Isso se dá por causa do processo pelo qual ela é feita: faz-se uma estrutura de madeira, lançando o concreto em armadura, dentro. E tudo isso se move, gerando, então, uma grande possibilidade de abrir uma fôrma, ou desalinhar uma fôrma durante a montagem, ou durante a concretagem.
Utilizando a estrutura de concreto, tem-se diferença de centímetros uma para a outra. Diferença que torna difícil ter produtividade, à medida que não tem precisão na execução.
A estrutura metálica oferece a precisão de cerca de 10 vezes mais, evitando retrabalho. Além disso, a estrutura de um edifício é muito importante porque tudo se fixa nela, então, além da produtividade, a precisão é fundamental para a segurança de todo o edifício.
O trabalho que se tem para tornar a estrutura confiável, mediante o uso do concreto, ao invés da estrutura de aço, é grande. Portanto, também há, como problema da sua utilização, o prejuízo no tempo de execução da obra, ao se optar por ela.
Outro grande problema que surge por causa da estrutura de concreto é a sujeira na obra: sobra-se metros cúbicos de entulho, sendo poluentes que serão descartados e não estão de acordo com a política sustentável adotada, atualmente, pela sociedade.
Segundo Ceotto, essas são apenas algumas das dificuldades que construtores, engenheiros e profissionais da área encontram, quando utilizam a estrutura de concreto.
Quais as vantagens e desvantagens em utilizar as estruturas em aço?
A utilização das estruturas de aço possui diversas vantagens já mencionadas, como a aceleração do processo construtivo e a maior precisão na execução da obra. Entretanto, elas não são as únicas.
O material oferece, por exemplo, menor peso na construção, sendo 30% mais leve que o concreto. Como consequência, utilizá-lo gera alívio das cargas que se distribuem nas fundações do empreendimento.
Além disso, a utilização de estruturas de concreto exige gastos que as estruturas metálicas não exigem. É o caso, por exemplo, do tempo necessário para a execução da obra, que é menor, reduzindo também os custos com mão de obra.
Por fim, o aço é um material sustentável, que pode ser completamente reciclado, portanto cumpre as suas funções com a não poluição do meio ambiente e o não desperdício de material, como acontece no caso do concreto.
Com relação às desvantagens das estruturas de aço, os preços estão altos atualmente, chegando a triplicar. Entretanto, Ceotto tem uma visão otimista para o futuro do uso do material, esperando que um dia seja possível realizar edifícios em estrutura de aço pelo mesmo preço que aqueles em estrutura de aço.
Ressalta-se que, ainda que o preço esteja alto, acredita-se que ele baixará nos próximos meses, e a utilização do aço nas construções oferece um ótimo custo-benefício, dadas as suas tantas vantagens.
Conselhos valiosos, do experiente Ceotto aos, jovens engenheiros
Aos mais jovens e menos experientes, Ceotto aconselha a leitura, especialmente sobre teoria do pensamento, estruturação, planejamento, mercado. Segundo ele, ler leva a pensar, a aprender.
Além disso, ele indica sempre olhar para a mesma atividade pensando em como melhorá-la, para realizá-la novamente de uma forma otimizada, quando for necessário.
Àqueles que já estão na universidade, ele aconselha a realização do curso de PMI (Project Management Institute), que oferece conhecimento para se estabelecer metodologia adequada e organização mental em um projeto, empreendimento, ou obra, mediante o treinamento do olhar de uma forma sistematizada.
Se você gostou deste artigo sobre estruturas metálicas e se interessa por outros temas relativos à construção civil, continue acompanhando nossos artigos, com entrevistas feitas com os mais conceituados profissionais da área!