O ACM é um material versátil, resistente e durável, possível de se utilizar em revestimentos, fachadas e outros. Ele pode conferir segurança e proteção contra fogo e altas temperaturas, além de oferecer conforto termoacústico aos locais. Para conhecer mais sobre as aplicações do ACM, continue acompanhando este artigo!
Lista de aplicações
É possível encontrar diversas aplicações do ACM no dia a dia, variando de grandes fachadas a pequenos objetos de decoração. Confira!
- coberturas;
- colunas;
- cornijas;
- divisórias;
- estruturas de exposição;
- fachadas ventiladas;
- forros;
- letreiros;
- marquises;
- molduras;
- painéis publicitários;
- paredes internas;
- pilares;
- pórticos;
- portas;
- portões;
- quiosques;
- revestimento de interiores;
- revestimento interior de veículos;
- sinalização como placas de lojas ou letreiros;
- testeiras;
- túneis;
- dentre outras.
Características do ACM
As aplicações do ACM são tantas porque ele é um material feito de alumínio, que varia em diâmetro, espessura e comprimento conforme o local da sua utilização.
Ou seja, ele é versátil e pode se adaptar às necessidades do projeto, seja ele uma fachada de um prédio, seja uma placa em um imóvel.
Contudo, para que isso aconteça, é fundamental conhecer as características variantes do ACM, para escolher o seu tipo ideal, já que há situações que exigem mais ou menos resistência e durabilidade.
A seguir, confira as características do ACM e como utilizá-las da melhor forma no projeto!
Espessura da chapa
A espessura das chapas de ACM varia significativamente e influencia diretamente sua resistência e durabilidade. As chapas mais finas, que têm menor resistência, são ideais para projetos que exigem economia e flexibilidade.
Por exemplo, sinalizações, revestimentos internos e pequenas fachadas, onde a durabilidade não é a principal preocupação.
A sua principal vantagem é o custo-benefício, oferecendo um preço mais acessível para aplicações que não necessitam de alta resistência.
Por outro lado, chapas mais grossas são essenciais para projetos que exigem alta resistência e durabilidade, como fachadas de edifícios comerciais e residenciais, e locais expostos às intempéries.
Isso porque, quanto maior a espessura, maior a estabilidade e longevidade do material, que pode ser utilizado em projetos de grande escala, com condições ambientais adversas.
Diâmetro da chapa
O diâmetro das chapas também é importante para entender as aplicações do ACM, porque ele influencia suas propriedades mecânicas e estéticas.
Chapas com diâmetro menor são mais fáceis de manusear e instalar, por isso são ideais para projetos detalhados e de menor escala, como acabamentos interiores e sinalizações personalizadas.
Já as chapas com diâmetro maior, são utilizadas em grandes superfícies e projetos que requerem um visual uniforme e contínuo.
Por exemplo, fachadas amplas e revestimentos de grandes áreas, como portas de ACM, que estão super em alta nas casas de médio e alto padrão.
Revestimento
Para entender melhor as aplicações do ACM, é importante conhecer os principais tipos de revestimento das placas de ACM: o poliéster e o fluoreto de polivinilideno (PVDF).
O revestimento de poliéster é econômico e versátil, permitindo uma ampla variedade de cores e acabamentos. Mas ele é ideal para aplicações internas e em áreas protegidas, porque sua resistência a intempéries é limitada.
Por sua vez, o revestimento de PVDF, oferece alta resistência a intempéries, manchas e agentes químicos, sendo ideal e durável em aplicações externas e em condições climáticas severas.
Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!