abril 23, 2025

Argamassa polimérica e seu uso como impermeabilizante

Compartilhe a matéria

A argamassa polimérica é um sistema de impermeabilização rígida frequentemente utilizado em obras. Continue sua leitura para encontrar informações sobre ela, como o que ela é, suas características e tipos!

O que é uma argamassa polimérica para que serve?

A argamassa convencional é composta de:

  • água, que serve para a hidratação cimento;
  • cimento, que se mistura com a água dando início a reações químicas que promovem a resistência e durabilidade da argamassa; 
  • e o agregado miúdo, que é a areia, responsável pela resistência da argamassa.

A argamassa polimérica também contém esses 3 componentes, mas ela recebe a adição de polímeros. Eles são macromoléculas cuja composição se dá por monômeros (unidades menores e repetíveis) que interagem tanto com eles, como com outros monômeros.

Essa interação acontece por meio de ligações covalentes. A própria palavra “polímero” indica sua composição e faz referência a essa divisão das macromoléculas em monômeros. Isso porque “poli” vem do grego e significa muitas, enquanto “meros” significa “partes”, de modo que quando unidas essas palavras significam “muitas partes”.

Quando é possível utilizá-la?

A argamassa polimérica é recomendada especialmente em áreas molhadas internas, como banheiros e saunas, onde ela proporciona impermeabilização eficiente.

Em áreas externas, ela é eficaz na proteção de superfícies expostas à umidade, chuva e outras formas de contato com a água, como piscinas e reservatórios.

Portanto, ela é ideal para superfícies que receberão acabamento ou uma camada de proteção adicional. Isso porque é preciso garantir proteção mecânica às superfícies, já que a argamassa polimérica, por si só, não possui alta resistência a choques.

Essas superfícies podem ser pisos, paredes, rejuntes e fachadas, e também é possível utilizar a argamassa polimérica para fazer reparos estruturais em superfícies irregulares, com fissuras, trincas e buracos.

Quais os tipos de argamassa polimérica?

A argamassa polimérica se divide em tipos de impermeabilização, conforme suas aplicações e características. São eles: 

  • sólida: se trata de uma pré-mistura que vem em pó e, para aplicação, deve ser misturada à água no local. É possível aplicá-la em revestimentos internos de áreas molhadas e outros expostos à umidade e intempéries.
  • de resina líquida: se trata de uma mistura de polímeros com outros componentes em forma líquida, de modo que ela vem pronta para o uso. Suas aplicações se diferenciam porque ela é eficiente em áreas externas que precisam de flexibilidade.
  • cimentícia: como seu nome diz, ela se trata de uma mistura de agregados com polímeros e cimento, de forma que suas propriedades e características se combinam.

Quais as vantagens e desvantagens dessa argamassa?

A argamassa polimérica rende muito, então é preciso pouco produto para cobrir grandes superfícies. Consequentemente, ela oferece menores custos. 

Além disso, o que também reduz seus custos é a desnecessidade de contratação de mão de obra especializada, uma vez que sua aplicação é simples.

Por outro lado, a aplicação tem prazo de validade e, quando for a hora de trocar o sistema de impermeabilização, será necessário remover ele todo, para substituir. 

Além disso, o sistema precisa de revestimento com proteção mecânica, porque a correção de falhas pontuais não é possível.

Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!