abril 25, 2025

Compartilhe a matéria

Consagrado na construção civil, este cimento é muito utilizado em obras sendo preferência na estruturação de imóveis domésticos ou comerciais ao redor do mundo. Este é um cimento que contém outros subtipos, os quais você conhecerá ao prosseguir a leitura deste artigo.

Entender os seus vários tipos e propriedades é fundamental para escolher o cimento correto para a sua obra. Por isso, saiba, abaixo, o que é o cimento Portland, qual é a sua composição e quais são as diferenças entre os seus subtipos!

O que é o cimento Portland? 

O cimento Portland é o mais utilizado do mundo. Ele se apresenta em pó fino, que possui em sua constituição clínquer (um composto de calcário com argila) unido a outras substâncias como gesso, materiais carbonáticos ou pozolânicos, dentre outros. 

Ao ser misturado com água, surge uma massa que, depois de seca, proporciona alta resistência mecânica e durabilidade ao cimento. Além disso, ele se torna impermeável e molhá-lo não mais surte decomposição. 

A mistura desse cimento à água, cal, areia e britas faz surgir um concreto resistente que pode ser utilizado tanto em pequenas, como em grandes construções.

Qual a composição do cimento Portland

A composição do cimento Portland varia de acordo com o tipo de cimento. E é através dela que ele obtém as características que determinam em qual obra sua utilização é mais apropriada.

Em geral, ele possui mistura de gesso, materiais carbonáticos e pozolânicos e escória de alto forno. Entretanto, cada um dos seus tipos possui esses ingredientes em uma quantidade diferente. 

E é justamente por isso que eles não possuem as mesmas características, variando em resistência, durabilidade, estabilidade e impermeabilidade. E a depender do tipo, o preço também é diferente. 

Quais as vantagens em utilizá-lo na sua obra?

São muitas as vantagens da utilização do cimento Portland nas obras: ele confere maior estabilidade e impermeabilidade ao local, tornando a estrutura mais durável. 

Além disso, ele apresenta maior resistência mecânica. Todas essas características variam em sua porcentagem de acordo com o tipo de cimento escolhido, podendo ser mais altas em uns e mais baixas em outros.

Quais são os tipos de cimento Portland

O cimento Portland apresenta 11 variações, conhecidas por serem os seus tipos. Cada um deles apresenta variações em sua composição. Saiba quais são eles: 

  • Comum (ou CP I): utiliza apenas o gesso como aditivo.
  • Comum com adição (ou CP I-S): composto da mesma forma que o anterior, mais um pouco de material pozolânico.
  • Com adição de escória de alto-forno (ou CP II-E): possui adição de escória granulada de alto-forno e calor de hidratação menor.
  • Com adição de material pozolânico (ou CP II-Z): com adição de pozolana, que traz muita impermeabilidade.
  • Com adição de material carbonático – fíler (ou CP II-F): possui adição de material carbonático fazendo com que ele seja mais resistente e versátil.
  • De alto-forno (ou CP-III): possui escória na massa que pode chegar a até 70% dela, fazendo com que tenha alta resistência à expansão.
  • Pozolânico (CP-IV): composto por material pozolânico que confere resistência à compressão e alta durabilidade a ela.
  • De alta resistência inicial (CP V): é básico e sem aditivos, mas possui grande quantidade de calcário e argila (clínquer) em sua composição.
  • Resistente a sulfatos (RS): com aditivos especiais que proporcionam resistência ao sulfato.
  • De baixo calor de hidratação (BC): feito para retardar o desprendimento de calor, gerando menos chances de aparecer fissuras e muita resistência à temperaturas altas.
  • Cimento portland branco (CPB): utiliza o calium no lugar da argila e matérias primas com pouco manganês e ferro, conferindo a ele a cor branca que lhe dá o nome.

Para escolher entre tantos tipos de cimento Portand o ideal é pesquisar bastante suas funcionalidades e, se possível, contar com ajuda de especialistas. 

Por fim, agora que você já conhece melhor o cimento Portland, continue acompanhando nossos artigos para se manter atualizado sobre assuntos pertinentes à construção civil!