abril 29, 2025

Gabião: o que é e quais são as vantagens da sua utilização

Compartilhe a matéria

Você com certeza já notou em algum lugar um muro feito de pedras “empacotadas” em arames, como se fossem grandes blocos. Então, saiba que a essa estrutura dá-se o nome de gabião. 

Essa estrutura é ótima porque ela permite bastante flexibilidade estrutural. Não é à toa que ela é bastante utilizada na construção civil em diversos tipos de obra!

Para explicar melhor: o gabião é uma estrutura em aço que compõe paredes e muros bastante utilizada em construções. Ela não se sustenta sozinha e precisa ser preenchida com pedras. Ou seja, ele é um muro de arrimo utilizado para dar sustentação às estruturas das obras. Entenda mais sobre ele e como ele é utilizado, lendo o artigo abaixo!

O que é Gabião?

Como dito anteriormente, o gabião é uma espécie de muro de arrimo. Ele visa oferecer contenção às obras, evitando consequências de uma ruptura, como desabamentos, ou rompimentos de barragens, por exemplo.

Sua constituição se dá por fios de aço galvanizado que formam gaiolas e o preenchimento dessas gaiolas por pedras acontece tanto de forma manual, como pela utilização de equipamentos mecânicos.

Produzem-se as estruturas na própria obra, uma por uma e após o seu preenchimento, costuram-se as extremidades das gaiolas uma na outra, unindo-as uma à outra. E a mão de obra utilizada na produção não precisa ser especializada, podendo a estrutura ser feita por aqueles que já estão empregados ali.


Quais as vantagens e desvantagens do Muro de Gabião?

O gabião é uma estrutura muito versátil e, além de tudo, ela é barata e drenante. Portanto, a permeabilidade é uma das vantagens que ela proporciona à construção, permitindo a consolidação do solo e oferecendo maior segurança a ela.

Outra vantagem do gabião é que é uma estrutura fácil de montar e de manejar, portanto, a própria mão de obra local pode executá-lo. Suas estruturas também são flexíveis e se acomodam com facilidade ao solo, sendo articuláveis frente a recalques ou outros movimentos.

Como desvantagem do uso do Gabião, é preciso ter cuidado com a sua utilização devido às suas frestas que podem acumular bichos. Ou seja, a utilização dessa estrutura em proximidades residenciais deve ser avaliada e pode não ser ideal. 

Além disso, por exigir vasto contato com o solo, ela não pode ficar onde há limitação de espaço. Por isso, a localização deve ser bem estudada antes de implantá-la. 

 

Onde utilizar o muro de Gabião?

O gabião deve ser utilizado em locais que precisam de maior proteção e sustentação, podendo ser utilizado em revestimentos em bacias, sistemas de drenagem, suporte para pontes, proteção para margens e rios, dentre outros locais. 

Apesar de sua função ser muito útil, ele serve também como elemento arquitetônico para deixar o local mais atraente e conferir-lhe estilo. Construções prediais, drenagem hidráulica, elementos paisagísticos, dentre outros.


Quais são os tipos de Gabião?

Existem 4 tipos de gabião diferentes, de acordo com a forma como é feita sua estrutura. Saiba mais sobre cada um deles:

Rede para proteção de encosta 

A tela utilizada na produção dos gabiões é para evitar que as pedras e outros detritos caiam. Elas são formadas por malhas hexagonais e associadas com geotêxteis ou biomantas.

Gabião tipo caixa

Malha hexagonal de torção dupla formam as bases dessa estrutura com formato de paralelepípedo. Paredes verticais são presas à tela de base. Já para prender as outras, o processo é mecânico.

Gabião tipo saco 

Também é composto por malha hexagonal, entretanto, em um único pano de tela que é torcido até se encontrar na forma de um cilindro.

Gabião tipo colchão 

Com forma de paralelepípedo baixo e com pouco volume, a malha hexagonal de dupla torção forma tanto bases, como paredes e extremidades.

Por fim, agora que você já sabe o que é o gabião, como e onde ele é utilizado e suas vantagens e desvantagens, continue acompanhando nossos artigos para saber mais informações na área da construção civil!