Manta de subcobertura, como o próprio nome diz, são aquelas com instalação que se dá por baixo das telhas e de coberturas. Elas têm como finalidade oferecer proteção ao telhado, forro, à laje e outras estruturas. E elas oferecem impermeabilização ao local onde são colocadas, impedindo estragos causados por umidade.
Dessa forma, além de proteger as estruturas de danos, como o apodrecimento (no caso da madeira) elas evitam mofos e vazamentos, infiltrações, goteiras. Portanto, elas são muito úteis para a proteção do ambiente como um todo. Entenda mais sobre as mantas de subcobertura, no artigo abaixo!
O que é Manta de subcobertura?
As mantas de subcobertura são mantas feitas em materiais como polímeros reflexivos e poliestireno expandido, dentre outras possibilidades de materiais para compô-las. Elas oferecem impermeabilização e também são ótimos isolantes térmicos para os ambientes.
E, quando bem instaladas, conseguem ser ótimos isolantes acústicos. As mantas conseguem esses efeitos por conta da camada de filme aluminizado delas.
Não importa se o forro é de madeira ou de PVC, as mantas de subcobertura protegem toda a estrutura impedindo empenamentos e outros problemas. Sua instalação é feita por meio da fixação entre o caibro e a ripa e deve ser feita pelo mesmo profissional que fez a confecção do telhado.
Existem tanto a manta de duas faces de alumínio, como aquelas que possuem uma só. Sua função é a mesma, apenas com a diferença de que uma é mais potente que a outra. Dessa forma, em estruturas como galpões, que precisam de maior proteção, deve-se utilizar a de duas faces. Já para residências e centros comerciais pequenos, a de uma face é o suficiente.
Dentre as que possuem duas faces, há ainda outros subtipos, que você conhecerá ao prosseguir sua leitura.
Quando pode ser utilizada a Manta subcobertura?
Não há contraindicações para o uso da manta. Para utilizá-la, portanto, deve-se apenas considerar as suas vantagens e as suas funções no ambiente. Ou seja, sua instalação visa impermeabilizar, ser um isolante térmico e também acústico.
Não importa se são em residências, centros comerciais, ou mesmo galpões. Apenas deve-se ter o cuidado para utilizar o tipo de manta certo e instalá-la da forma correta.
Quais as vantagens em utilizar Manta subcobertura?
O aquecimento de uma casa vem, em sua maior parte, de cima dela. Ou seja, do calor que incide do sol e é absorvido pela estrutura da casa. Dessa forma, a utilização da manta, como isolante térmico, permite a não absorção dos raios solares, impedindo que eles sejam refletidos para dentro.
Outra grande vantagem na utilização da manta de subcobertura é que ela não exige manutenção nenhuma. Ou seja, depois de instalá-la, não é preciso mexer nela mais.
Ainda que seja ideal mantê-la bem fixada, utilizando pregos, grampos e parafusos, sua instalação é fácil, por isso não exige mão de obra específica e pode ser colocada pelo mesmo profissional que fez o telhado do local.
Quais são os tipos de Manta para telhado?
Existem quatro tipos de manta de subcobertura, todas elas formadas por pelo menos uma face de alumínio e com os mesmos requisitos para sua instalação. Entretanto, elas se diferenciam quanto à sua potência com relação aos efeitos para elas esperados. Conheça-as melhor agora:
Uma face de alumínio
Bastante utilizadas como impermeabilizantes e com fraca capacidade de proteção térmica
Duas faces de alumínio
Também agem na impermeabilização, mas o proporcionam maior conforto térmico que a anterior
Duas faces de alumínio somadas à fibra de vidro
Possuem maior eficiência com relação a regulagem de temperatura, além de durabilidade maior
Duas faces de alumínio somadas às fibras de vidro e plástico bolha
Estas proporcionam excelente capacidade de impermeabilização, protegem contra a temperatura e são ainda excelentes isolantes acústicos.
Por fim, agora que você já conhece tudo sobre as mantas de subcobertura, continue acompanhando nossos artigos sobre os diversos elementos da construção civil!