As fachadas de vidro são muito utilizadas, especialmente em edifícios comerciais, porque elas proporcionam elegância e sofisticação, sem prejuízo do conforto termoacústico e da facilidade na limpeza. Existem diferentes métodos de criá-las, como a pele de vidro e o spider glass.
A pele de vidro esconde as estruturas de alumínio que emolduram o vidro, para que a fachada aparente a continuidade do material. E suas variações, que são o structural glazing e a fachada-cortina, se utilizam do mesmo método, mas modos de instalação diferentes.
Jáo spider glass é uma variação mais moderna da pele de vidro e você conhecerá melhor ao continuar sua leitura!
Conheça o spider glass
O spider glass é um sistema de fachadas de vidro que evoluiu da pele de vidro.
Nele, a instalação dos vidros ocorre por meio de parafusos articulados projetados especificamente para suportar o peso dos vidros e permitir flexibilidade.
Isso porque são eles os responsáveis pela distribuição de carga e pela capacidade do sistema de acomodar movimentos estruturais.
Além disso, os parafusos são feitos de alumínio ou aço inoxidável, promovendo leveza e resistência à corrosão, aumentando a durabilidade do sistema.
Eles e as ferragens utilizadas também garantem a integridade da fachada, mesmo sob condições adversas, de modo que ela fique segura para pessoas que estão dentro ou fora do edifício.
A instalação do spider glass envolve a fixação dos vidros diretamente na estrutura, com espaçadores, para permitir pequenos movimentos e evitar tensões excessivas.
Isso também contribui com a segurança e ainda gera uma estética moderna e com mínimas interrupções visuais.
Além dessas, este sistema tem vantagens como a facilidade de limpeza, a alta durabilidade e a capacidade de criar fachadas transparentes e leves.
Ademais, o spider glass maximiza a entrada de luz natural, promovendo economia de gastos relacionados à energia elétrica. Ele também faz isso ao oferecer conforto termoacústico ao local, reduzindo a necessidade de usar climatizadores.
Saiba suas diferenças para a pele de vidro
Confira, a seguir, quais são as diferenças entre o spider glass e a pele de vidro em relação a:
- instalação: na pele de vidro, os vidros são encaixilhados em quadros de alumínio, enquanto no spider glass parafusos articulados são fixados diretamente na estrutura;
- flexibilidade e movimento: a fixação da pele de vidro é mais rígida, com pouca acomodação de movimento, especialmente em relação ao sipder glass, que se adapta melhor às mudanças estruturais;
- segurança: ainda que a segurança apresentada pela pele de vidro seja significativa, no spider glass ela é mais alta, devido aos materiais que ele utiliza;
- estética: ambos são esteticamente apresentáveis, mas a pele de vidro gera impressão visual de uma fachada contínua, enquanto no spider glass há o aparecimento de parafusos, ainda que sejam discretos.
Por isso, a escolha entre uma opção ou outra deve passar pela análise da estética ideal para o projeto, da necessidade de flexibilidade estrutural e da facilidade de instalação e manutenção.
Ambas são boas opções e podem atender a diferentes tipos de projetos e preferências.
Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!