A preocupação com a exposição à água de chuva em excesso vai além das grandes inundações e abarca, também, locais públicos e privados externos, como piscinas ou jardins. E, uma forma de possibilitar o escoamento da água, é utilizando pisos drenantes, opções sustentáveis que oferecem várias vantagens.
Para conhecê-la melhor, continue acompanhando este conteúdo!
O que são pisos drenantes?
Pisos drenantes, também conhecidos como pisos permeáveis, são revestimentos que objetivam permitir a drenagem de águas pluviais.
Desenvolvidos inicialmente na Europa, esses pisos surgiram como uma solução sustentável para gerenciar o escoamento da água da chuva e prevenir problemas em áreas urbanas, como alagamentos e erosões pluviais.
Dessa forma, seu projeto se deu para melhorar a infiltração da água no solo, reduzindo a pressão sobre os sistemas de drenagem convencionais e contribuindo para a sustentabilidade urbana.
Quais são seus objetivos?
Estes pisos, que são soluções para microdrenagem, têm como principal objetivo providenciar a drenagem das águas pluviais.
Embora desempenhem funções semelhantes aos pisos tradicionais, sua principal característica é a permeabilidade, permitindo que a água passe e seja encaminhada para os sistemas de macrodrenagem.
Essa capacidade de drenagem reduz o risco de acúmulo de água na superfície, prevenindo poças e erosões que podem comprometer a segurança das pessoas que utilizam o espaço.
Quais são os seus tipos?
Os pisos drenantes variam de acordo com o material utilizado em sua confecção. Os principais tipos incluem:
- concreto ou cimento poroso: este tipo de piso é feito com uma mistura especial de concreto que possui uma estrutura mais aberta, permitindo que a água passe através dos poros e seja absorvida pelo solo. É altamente durável e adequado para áreas com tráfego intenso.
- pedras permeáveis: são compostas por pedras naturais ou artificiais dispostas em um leito de material permeável. Essas superfícies permitem que a água escoe para baixo, ajudando na sua absorção;
- blocos intertravados: feitos de blocos de concreto ou outro material semelhante, esses pisos possuem um design que cria pequenos espaços entre os blocos, permitindo a infiltração de água. Eles são duráveis e é possível instalá-los em padrões que aumentam a eficiência da drenagem.
Como os pisos drenantes funcionam?
Os pisos drenantes funcionam por meio de espaços ou poros entre suas peças ou blocos, que permitem a passagem da água para o solo.
Assim, ao permitir que a absorção natural da água da chuva, eles ajudam a evitar problemas como poças e alagamentos. Isso porque eles reduzem a carga nos sistemas de drenagem urbanos.
Quais são suas vantagens?
Os pisos drenantes oferecem várias vantagens além da prevenção de problemas de acúmulo de água. Entre as principais delas, estão:
- resistência: são duráveis e é possível utilizá-los em áreas com alto tráfego sem comprometer sua integridade;
- segurança: sua superfície áspera reduz o risco de acidentes decorrentes de umidade, oferecendo uma área de superfície mais segura para pedestres e veículos;
- custo-benefício: não requerem argamassa, rejunte ou contrapiso, o que pode reduzir os custos de instalação. Além disso, são de baixa manutenção, pois não se sujam facilmente e exigem menos limpeza e reparos.
Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!