Tijolo refratário: como quando utilizá-lo nas obras
Os tijolos são elementos presentes em todos os locais quando se trata de construção civil. Os mais conhecidos no ramo são os de cerâmica. Entretanto, eles não são os mais indicados em todas as situações. E você verá neste artigo quando a melhor opção é utilizar os tijolos refratários.
Eles apresentam uma série de vantagens quando em comparação com os tijolos comuns, além de serem uma ótima opção para ornamentação do local, dada a sua aparência. Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre os tijolos refratários!
O que é tijolo refratário?
Refratário, segundo o dicionário, significa “que resiste à ação física e química”. Por isso, estes tijolos são assim denominados para fazer referência às suas características fundamentais.
Os tijolos refratários são tijolos que têm como principal característica o fornecimento de isolamento térmico. Por isso, são indicados para locais onde eles estarão em contato com altas temperaturas.
Ele se caracteriza pela união de materiais que o fazem resistente. Esses materiais são as cerâmicas mais porosas, a argila, a sílica e alumina, o que explica porque ele resiste ao calor. Quanto mais dessas substâncias, maior o calor que o tijolo suportará. Entretanto, também maior o seu preço, ainda que ele seja acessível.
A resistência que esses tijolos têm permitem sua exposição ao calor porque eles não sofrem alterações na sua estrutura, ao contrário dos tijolos comuns. Esses últimos sofrem danos quando expostos a choque térmico (mudanças bruscas de temperatura), como rachaduras.
A confecção do tijolo refratário deve seguir os padrões da NBR 8826, da ABNT, para caracterizá-lo dessa forma. Ou seja, a partir do cumprimento ou descumprimento da norma será considerado o tijolo refratário, ou não.
Quais são suas vantagens e desvantagens em usar o tijolo refratário?
A principal vantagem do tijolo refratário é, sem dúvidas, a resistência térmica. Isso porque os tijolos comuns não resistem da mesma forma quando há exposição repentina a altas temperaturas, como acontece ao colocar fogo na churrasqueira, por exemplo. Por isso, utilizar tijolos comuns nessas situações causará danos a eles.
Entretanto, essa não é a única vantagem desses tijolos: eles também são ótimos isolantes tanto acústicos como térmicos e possuem alta resistência à umidade. Para completar, há a sua aparência, que gera o requinte no design do loca e cria pontos de interesse no ambiente.
Como desvantagens têm-se que esses tijolos são pouco resistentes a compressão, fazendo com que sua utilização não seja possível em paredes estruturais.
Além disso, caso você não goste de sua aparência, deve saber que eles não podem ser cobertos. Por isso, há que pensar em uma solução para incorporá-lo ao design do local.
Onde ele costuma ser utilizado?
Dada a sua alta resistência ao calor, utiliza-se esse tijolo para áreas que são realmente expostas a ele. Por exemplo, lareira, chaminés, fornos industriais e comerciais, usinas de asfaltos, incineradores de material hospitalar, fogão a lenha, dentre outros.
Além de proteger os locais, eles proporcionam a eles beleza e charme, dada sua aparência em termos de design de interiores. Muitas vezes sua utilizada gira em torno da aparência, como em paredes internas de casas. Entretanto, para essa função é preciso utilizar deles unidos aos tijolos comuns.
Há, inclusive, projetos que utilizam do tijolo refratário apenas para oferecer a aparência rústica ao local. Entretanto, sua utilidade real dentro do projeto dá-se por suas características de tolerância
Quais as características deste tijolo
Existem vários tipos de tijolos refratários e pode-se encontrá-los tanto na cor laranja, como cinza. Entretanto, os mais comuns possuem aproximadamente 11,5 cm de altura, 5,1 cm de largura e 23 cm de comprimento. O seu peso gira em torno de 20 a 25 kg. Para ornamentação, o mais comum é utilizar o tijolo laranja, pela rusticidade que ele leva ao ambiente, criando estilo com seu visual.
Por fim, agora que você já conhece muito sobre o tijolo refratário, como e quando deve e utilizá-lo, continue acompanhando nossos artigos sobre os diversos temas da construção civil e se mantenha atualizado!