Granito é uma rocha magmática que possui em sua composição minerais como o quartzo a mica e o feldspato. Os tipos de granito equivalem às cores nas quais ele pode ser encontrado e você saberá mais sobre eles ao continuar a leitura deste artigo.
A utilização desse material é muito popular na construção civil no que tange aos acabamentos da obra. E ele vai em bancadas de cozinhas e banheiros, beirais de janelas. Além disso, ele é indicado para pisos, soleiras, fachadas e outros.
O que é granito? Quais as vantagens em utilizá-lo?
Como mencionado acima, a utilização do granito é grande na construção civil, especialmente no que tange aos acabamentos. Isso acontece porque ele é uma pedra bastante fácil de achar e que oferece um ótimo custo-benefício com suas vantagens. Essa pedra possui alta resistência tanto com relação às intempéries, como aos impactos e riscos que ela pode sofrer.
Dessa forma, ele oferece vantagens no uso prático no dia a dia, especialmente em locais onde os arranhões e a utilização são intensos. Por exemplo, nos pisos ou na bancada da cozinha. Além disso, ele possui muita variedade e por isso pode combinar com diversos ambientes e decorações.
Dessa forma, é excelente como acabamento para vários estilos, além de unir o preço às suas vantagens já mencionadas. Ele possui, ainda, bastante resistência ao calor e alta durabilidade, resistindo até mesmo a manchas que poderiam interferir na estética do ambiente.
Qual a diferença entre granito e mármore
O granito é uma rocha resultante do resfriamento do magma derretido (por isso rocha magmática). O feldspato presente nele faz com que sua coloração se altere, gerando seus diversos tipos (que você conhecerá abaixo). Sua composição é de até 95% de quartzo e feldspato.
Já o mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, modificada. Ele é formado a partir da exposição do calcário a altas temperaturas em pressão baixa e moderada.
Em termos práticos, o granito é mais durável que o mármore, apesar de o último ser considerado mais nobre e também ter o seu valor mais elevado. Além disso, ele tem diversas opções e apresenta bastante resistência. O mármore é conhecido por seu luxo, mas mancha com facilidade e é menos resistente.
Quais os tipos de granito?
São vários os tipos de granito e eles se diferenciam por sua coloração. Veja quais são elas, abaixo:
- Granito marrom
- Azul
- Granito amarelo
- Vermelho
- Granito cinza
- Rosa
- Granito preto
- Verde
- Granito branco
Além das várias opções de granito existentes, também há inúmeras de acabamentos para eles, o que torna a sua utilização ainda mais versátil na construção civil. Existe, por exemplo, o acabamento flameado, o apicoado, o bruto, a cristalização, o polido, o resinado e outros vários. Cada um deles oferece à peça um aspecto diferente e mais, ou menos proteção.
E não para por aí! Existem os acabamentos de bordas que podem ser boleados ou bisotados. Por isso, a escolha do granito e avaliação da melhor forma de colocá-lo na obra deve ser feita com calma e sempre tirando dúvidas com a marmoraria escolhida.
Onde é indicado usar o granito?
O granito é uma pedra que pode ser utilizada tanto em acabamentos verticais, como horizontais. Os seus diversos tipos servem de material de revestimento como pisos, paredes e outros.
E sua utilização também se dá em bancadas de banheiro e cozinha, soleiras de pisos, beiral de janelas e vários outros locais. Sua utilização é tanto interna como externa e a escolha do local é o que influenciará na hora de decidir o acabamento do material.
A sua versatilidade e qualidades, unidos a um ótimo preço, fazem com que este material seja muito popular e bem versátil. Dessa forma, a utilização dele em obras abrange tanto quanto a criatividade do projetista quiser.
Por fim, agora que você já entendeu que há diversos tipos de granito e muitas características a respeito dessa rocha, continue lendo os artigos do nosso blog para se manter atualizado em temas da construção civil!