Os diversos tipos de toldos nada mais são que coberturas que tem como utilidade a proteção do local contra intempéries. Sua confecção se dá através de lonas que possuem materiais diversos (fibra acrílica, algodão ou poliéster). Para fixá-lo é utilizada estrutura que também pode ser composta de diversos materiais, como madeira, aço ou ferro.
Sua utilização se dá em locais externos como terraços e varandas tanto em espaços residenciais como nos comerciais. Como mencionado, não existe apenas um, mas vários tipos de toldos e você conhecerá alguns deles ao acompanhar a leitura deste artigo!
Quais os principais tipos de toldos?
Os toldos têm como função proteger o local de ventos, sol e chuva. Mas eles também servem como uma extensão que oferece a demarcação de entradas ou de espaços para os clientes, como em casos de estabelecimentos comerciais.
Conheça, abaixo, os principais tipos de toldo e as diferenças entre eles!
Toldo Fixo
Toldo fixo é aquele que, como o seu nome diz, permanece fixo após sua instalação. Ou seja, não é possível removê-lo, nem o recolher. Dessa forma, é fundamental pensar bem onde ele será colocado e se ele atenderá às necessidades do local da instalação. Por ser fixo, ele sofre algumas limitações e será permanente faça chuva, faça sol.
Toldo Retrátil
Ao contrário dos anteriores, estes tipos de toldos permitem o recolhimento da lona a partir de uma bobina. Eles representam boas soluções para aqueles locais que apenas desejam cobertura do sol em algumas partes do dia, ou cobrir de chuvas quando acontecerem. Ou seja, são opções bem versáteis e oferecem o mesmo que os toldos fixos, mas com a vantagem de abrir e fechar quando for necessário.
Toldo Capota
Toldo capota é um toldo que pode ser tanto fixo, como retrátil. Entretanto, é mais comum encontrá-lo na forma retrátil e o seu recolhimento se dá puxando uma corda. O seu nome se dá devido ao seu modelo, que possui o formato arredondado e tanto sua frente como as laterais são fechados.
Toldo Túnel
Toldo túnel também recebe este nome por causa da sua forma. Ele é como um túnel que guia as pessoas que entram a um lugar específico. Através dele é possível preservar as pessoas de sol e chuva pelo caminho. Sua utilização é muito comum em eventos e internamente em prédios que precisam ligar uma entrada à outra.
Toldo Vertical
O toldo vertical é aquele que não se posiciona acima das pessoas, mas ao lado delas, como se fossem paredes. Eles oferecem muitas funções uma vez que, além de cobrir do sol e da chuva, protegem também contra vento e tornam o espaço mais reservado.
Enquanto os outros tipos de toldo sugerem delimitação do espaço, o toldo vertical consegue fechar o espaço. Entretanto, ele pode oferecer um ambiente mais escuro que não é ideal para todos os lugares.
Toldo Articulado
Toldo articulado são aqueles que oferecem abertura e fechamento tanto manual, como automático. Eles apresentam um braço articulado para que seu fechamento seja feito de maneira mais prática e fácil.
São um dos tipos de toldo retráteis, ou seja, é possível abri-lo e fechado quando houver necessidade. Além disso, eles oferecem a opção de automatização, para quem deseja e pode arcar com uma opção mais confortável para abrir e fechar o tolo.
Como escolhê-lo para sua casa ou empresa?
Como observado até aqui, são inúmeros os tipos de toldo e suas funcionalidades também variam de ambiente para ambiente. Por isso, na hora de escolher o seu é preciso levar em consideração os seus objetivos
Para realizar uma escolha certeira, o ideal é contar com um arquiteto, profissional que conseguirá unir a funcionalidade do toldo à estética que você deseja no ambiente.
Também é importante não deixar de lado a qualidade do material escolhido, uma vez que isso interferir na sua duração e na necessidade de manutenção.
Por fim, agora que você já entendeu sobre a importância dos diversos tipos de toldo e suas funcionalidades, continue acompanhando nossos artigos sobre temas relevantes da construção civil!