maio 6, 2025

Vesículas como patologias de argamassa

Compartilhe a matéria

As vesículas são um tipo de patologia de argamassa que é relativamente comum em construções. Elas podem causar diversos danos, como comprometer a aderência do revestimento, reduzir a durabilidade da superfície e prejudicar a estética do acabamento, resultando em superfícies irregulares e fragilizadas.

Continue acompanhando este artigo para conhecer mais sobre as vesículas e como solucioná-las!

O que são vesículas de argamassa?

As vesículas são patologias que acontecem quando a argamassa de revestimento possui materiais dispersos, os quais geram bolhas na superfície do revestimento. 

Ou seja, elas se formam devido à presença de partículas de ar ou outros materiais não compatíveis na mistura de argamassa, criando espaços vazios que, ao endurecer, geram bolhas na superfície. 

Essas bolhas aparecem em diferentes tamanhos e quantidades, afetando a uniformidade e a resistência do revestimento. Além de comprometerem a aparência do acabamento, elas podem indicar uma mistura inadequada ou aplicação incorreta da argamassa.

Qual a sua causa?

As bolhas nas paredes, também conhecidas por vesículas, têm como causas principais o uso de material de qualidade duvidosa, a aplicação incorreta da massa e a pintura por cima de sujeiras não removidas. 

O seu surgimento se dá em paredes com parte interna das cores branco, preto ou vermelho-castanho. 

Isso porque essas cores têm relação com determinados tipos de pigmentos e aditivos presentes na argamassa ou na pintura. Quando combinados com materiais de baixa qualidade ou técnicas inadequadas, levam à formação de bolhas.

Quais as suas consequências?

Quando surgem, as vesículas podem causar uma série de problemas, como o comprometimento da estética da parede e o estímulo à infiltração de água, podendo levar ao desenvolvimento de mofo e bolor

Em casos mais graves, a presença delas pode reduzir a durabilidade do revestimento, levando ao seu descolamento e à necessidade de reparos frequentes.

Esses problemas aumentam os custos de manutenção e podem desvalorizar o imóvel. Além disso, as infiltrações resultantes das vesículas podem causar danos estruturais mais sérios ao longo do tempo, comprometendo a integridade da construção.

Como solucionar essa patologia?

É possível solucionar as vesículas nas paredes raspando a área e eliminando as imperfeições do local. Isso significa que a superfície precisa ficar uniforme, sem nada saliente e sem buracos muito profundos. 

Se houver buracos, deve-se preenchê-los com massa corrida. Depois disso, é fundamental impermeabilizar o local com produtos adequados. 

Então, aperfeiçoa-se o acabamento com mais massa corrida ou acrílica, esperando secar para corrigir possíveis imperfeições. Por último, basta finalizar com a pintura.

A importância de solucionar as vesículas vai além da estética, porque sua presença pode levar a problemas mais graves, como infiltrações e desenvolvimento de mofo.

Isso afeta a saúde dos moradores, e também compromete a durabilidade e o valor do imóvel no mercado. 

Portanto, é fundamental tratar essa patologia de forma adequada, tão logo ela seja identificada, para garantir a integridade e a longevidade das superfícies revestidas.

Para continuar lendo conteúdos relevantes para o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, acesse os artigos da Hub e Construção!