A realização de projetos arquitetônicos ou de interiores passa, necessariamente, pela escolha do vidro certo para cada ambiente. Há diversas opções a se considerar e uma delas é o vidro canelado.
Para saber se ele é o tipo de vidro ideal para o seu projeto, continue lendo este conteúdo!
O que é o vidro canelado?
O vidro canelado é um tipo de vidro impresso, que é feito a partir do vidro liso (também conhecido como comum ou float). Sua aparência ondulada, característica pela qual é conhecido, é conferida por um processo de estiragem do vidro comum.
Isso significa que, para adquirir essas ondas, o vidro passa por trocas de calor em pontos específicos. Depois, ele é resfriado lentamente, para manter sua integridade.
É possível encontrar este tipo de vidro em diferentes (mas limitadas) cores, como espelhado, incolor, fumê, esverdeado e bronze. Além disso, é possível combiná-lo ao vidro temperado, para aumentar sua resistência e segurança e adaptá-lo, conforme o tipo de projeto.
Qual é o melhor: vidro liso ou canelado?
Não existe um melhor vidro. Existe apenas o vidro que é melhor para determinado projeto. Por isso é fundamental conhecer as características de cada um, antes de optar por eles.
Enquanto o vidro liso é ideal para espaços que requerem visibilidade (como uma vitrine), o canelado oferece mais privacidade, já que distorce a imagem no local.
Além disso, o vidro liso tem uma estética mais minimalista e pode se adequar a diversos tipos de designers. Já o canelado confere mais personalidade onde é utilizado.
Outro contraponto entre eles é que o vidro liso é mais fácil de limpar, já que, devido às curvas, pode haver maior acúmulo de sujeira no canelado.
Quais as vantagens do vidro canelado?
Como foi possível notar, o vidro canelado impede a visão direta do espaço, gerando privacidade sem bloquear a luz natural. Ele também é versátil e pode compor desde objetos de decoração a revestimentos.
Outra de suas vantagens é que ele é resistente, durável e requer pouca manutenção. No entanto, suas vantagens têm um preço, já que ele é mais caro que outros tipos de vidro.
Além disso, sua resistência a impactos é baixa, de forma que não é seguro colocá-lo em áreas expostas a riscos de choques e impactos, a menos que ele seja combinado a outro tipo de vidro.
Onde usar esse tipo de vidro?
O vidro canelado tem as suas ondulações como aspecto decorativo, que vai além do cumprimento de uma função.
Utilizá-lo em um ambiente pode destacar a sua personalidade, motivo pelo qual ele é requisitado, ainda que tenha aspecto tradicional e clássico.
Versátil, é possível projetar com eles portas e janelas, fachadas, box, divisórias de ambiente, painéis decorativos, vitrais, portas de armários, dentre outros.
Se este artigo ajudou você a entender o que é o vidro canelado e como utilizá-lo, continue acompanhando conteúdos da Hub & Construção sobre temas variados e pertinentes do setor!