Dentre os diversos tipos de vidro existentes, há o vidro jateado, que oferece uma superfície fosca e elegante e pode ser feito a partir de outros vidros. Conhecido por proporcionar privacidade, suas aplicações são muitas e você pode conhecê-las a seguir.
Portanto, continue sua leitura e saiba mais sobre o vidro jateado!
O que é o vidro jateado?
Como o nome sugere, vidro jateado é aquele que passou por um processo de jateamento, ou seja, por jatos de materiais abrasivos. Os jatos são controlados em sua velocidade e pressão, na intenção de deixar o vidro com a superfície fosca. Assim, eles oferecem leveza a ela e mantendo níveis de segurança adequados.
Esse processo pode ser feito por profissionais tanto de forma manual, quanto utilizando máquinas jateadoras e, quando ele acaba, o vidro se encontra com inúmeras lascas microscópicas, que conferem a ele o aspecto fosco.
Vidros de diferentes espessuras podem passar pelo jateamento, até mesmo aqueles que já foram beneficiados, como é o caso dos vidros laminado ou temperado. Além disso, com o jateamento, é possível criar diferentes texturas no vidro, como manchas ou desenhos.
Quais as aplicações deste tipo de vidro?
As aplicações do vidro jateado são diversas, uma vez que ele é muito versátil. Em projetos de interiores, é possível encontrá-lo em objetos decorativos, espelhos e tampos de mesa.
Já nos projetos externos, é possível vê-lo em portas e janelas, onde ele é especialmente útil para manter a privacidade das pessoas.
Além disso, esse tipo de vidro é muito utilizado como divisórias de ambientes. Particularmente, em ambientes profissionais, onde elas são necessárias, mas não podem comprometer a luz. Também é comum encontrá-lo em painéis decorativos
Aqueles que desejam o efeito jateado, mas em áreas de segurança, podem utilizar o vidro temperado ou o laminado, que são vidros de segurança, como base para o jateamento. Assim, sua utilidade é ampliada para guarda-corpo, claraboias e outros.
Quais são as vantagens e desvantagens do vidro jateado?
Como todo tipo de vidro, o jateado oferece vantagens e desvantagens para aqueles que o utilizam, seja em locais residenciais ou comerciais.
Como vantagem, ele oferece resistência a riscos e manchas e é fácil limpá-lo, quando elas acontecem, por isso ele é durável.
Além disso, ele conta com ótimas condições de luminosidade para pessoas que querem privacidade, sem perder a luz natural ou ambiente e pode ser usado interna e externamente.
Já como desvantagens, há a aderência de poeira e manchas no vidro, ainda que baixa, de forma que, mesmo que ele seja fácil de limpar, é preciso fazer isso com certa frequência e utilizando materiais especiais.
Outro ponto importante é que, como ele sozinho não é um vidro altamente resistente, é preciso combiná-lo com outros vidros para que ele não seja tão vulnerável a danos mecânicos.
Essa combinação, contudo, leva a gastos adicionais, o que também pode ser visto como uma desvantagem.
Para acessar mais conteúdos sobre o setor da Construção, Engenharia e Arquitetura, continue acompanhando o blog da Hub & Construção!