abril 24, 2025

Construção de centros logísticos – Construecast

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O Construecast é o Podcast da Construção, Engenharia e Arquitetura, que traz profissionais experientes para abordar temas relevantes desses setores. Para falar sobre construção de centros logísticos, o host Paulo Barros recebeu o Arquiteto Marcelo Barbosa.

Confira os principais temas abordados durante o bate-papo, mediante a leitura deste conteúdo!

O que são centros logísticos?

Centros logísticos são espaços dedicados ao recebimento, armazenagem e distribuição de mercadorias de uma empresa, de forma organizada. Ou seja, eles recebem esse nome porque concentram as suas atividades logísticas.

Neles podem conter galpões, contêineres ou outras estruturas físicas. Sua confecção pode acontecer em diferentes níveis de automação, conforme sua finalidade e as necessidades da empresa.

Na escolha do terreno, a localização é muito importante para a eficiência das operações. Isso porque a proximidade com rodovias facilita o acesso para transporte de mercadorias, reduzindo seu tempo e custos. 

Em se tratando do projeto arquitetônico, é preciso considerar todas as operações que ocorrem no local, como recebimento de mercadorias, armazenagem, manuseio, separação, expedição e controle de inventário. 

Isso porque cada uma dessas etapas exige um espaço adequado, com layout otimizado para o fluxo de trabalho, áreas específicas para carga e descarga, e sistemas de segurança eficientes.

Além disso, deve-se projetar a construção para atender a normas de segurança e facilitar a manutenção, garantindo durabilidade e eficiência operacional a longo prazo.

Quais os maiores desafios na construção de centros logísticos?

Marcelo Barbosa, que já esteve à frente da maior parte de construções de galpões logísticos da Ambev, foi perguntado sobre os desafios de construção de galpões. Para ele, os principais são encontrar terrenos, já que não há tantos à disposição.

E, quando há um terreno grande o suficiente para comportar o empreendimento, nele há nascentes, áreas de proteção ambiental permanentes, e até mesmo estradas que não oferecem acesso adequado.

Outra questão que pode inviabilizar ou dificultar o projeto é a necessidade de trabalhar a terraplanagem.

Barbosa cita que, mais desafiador que o acesso inadequado às estradas, é trabalhar em terrenos que não as têm por perto. Isso porque, quando o acesso é inexistente, é preciso criá-lo, demandando projetos específicos e altos gastos.

Além disso, é necessário entrar com processos junto à operadora da estrada, que em sua maioria são privatizadas. E é preciso contatar o departamento de estradas e rodagens, dentre uma série de aprovações e licenciamentos, sem os quais a criação do acesso não é possível.

Multidisciplinaridade na construção de galpões

Marcelo afirma que a Arquitetura, ainda que muito importante, não atua sozinha na construção de centros logísticos, sendo necessária a colaboratividade entre times como projetistas de estrutura, terraplanagem, piso industrial e outros.

Ou seja, o Arquiteto atua em conjunto com os profissionais que farão a terraplanagem, a drenagem superficial, os muros de arrimo, as contenções, a fundação e demais estruturas que demandem a atuação de uma equipe multidisciplinar. 

Tecnologias implementadas

Em relação à tecnologia utilizada nos galpões logísticos, Barbosa menciona, como exemplo, ele cita o galpão projetado pelo seu escritório Bacco Arquitetos Associados e incorporado pela Libercon, para a Renner. 

Contando com 180 mil m², o que faz dele o maior da América Latina, ele precisou de total automação, para alcançar a praticidade operacional.

Alguns exemplos dessas tecnologias são esteiras e robôs que buscam e levam produtos de um local a outro, até chegar à expedição. 

Contudo, a presença delas ali eleva o nível da temperatura, exigindo a utilização de ar-condicionado para manter o resfriamento dos equipamentos. 

Além disso, ele é importante para equilibrar a temperatura porque o galpão não atua apenas com a tecnologia. Ele atua com pessoas que a administram o tempo todo e também precisam de um ambiente salubre para trabalhar.

Em se tratando do ar-condicionado, Barbosa ressalta que a sua implementação também foi desafiadora. Isso porque, neste caso, o galpão contou com 3 níveis de pavimentação de estrutura metálica, que precisavam receber o ar frio.

Por isso, trabalhou-se com tecnologias próprias para insuflar o ar frio, considerando ainda as divisões hidráulicas e elétricas e a compartimentação dos galpões, para cumprir as medidas de segurança contra incêndio.

Sistema de vedação tilt up

Na entrevista, foi abordado o sistema de vedação tilt up para construção de centros logísticos, muito comum nos Estados Unidos. Ele se trata de uma placa de concreto montada em uma forma de madeira, conforme as medidas do galpão.

Em seguida, essa placa é içada até a sua posição, sendo apoiada e estabilizada no lugar. Isso é feito com as demais partes do galpão, até que ele esteja fechado por completo, quando então as placas são travadas por uma estrutura metálica.

Esse sistema garante a segurança dos galpões e a retenção da temperatura do ar-condicionado, quando houver, colaborando para conforto termoacústico no local. 

Acesse a entrevista sobre Construção de centros logísticos na íntegra, para acessar o conteúdo na íntegra. E se inscreva nos canais do ConstrueCast para conhecer soluções e inovações na indústria da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia.