abril 24, 2025

Obras de ligação das pistas expressas da Dutra – Construecast

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O Construecast é o podcast que traz temas da Engenharia, Construção e Arquitetura por meio de profissionais experientes da área que, em uma conversa com o host Paulo Barros, dividem os seus conhecimentos. Este episódio contou com a participação do Engenheiro Roberto Gabazza Filho para discutir as obras de ligação das pistas expressas da rodovia Presidente Dutra à rodovia Fernão Dias, em São Paulo.

Nele, Gabazza Filho destacou a importância da prática na formação de engenheiros. Ele afirma que a faculdade fornecer uma base teórica essencial. Contudo, é no campo prático que os profissionais realmente desenvolvem as habilidades necessárias para enfrentar desafios complexos. 

Por isso, ele incentivou os estudantes e recém-formados a buscarem estágios e oportunidades de vivenciar obras reais desde cedo.

Segundo o profissional, a prática proporciona uma absorção mais profunda do conhecimento técnico, que muitas vezes é apenas superficialmente abordado em sala de aula. 

Além disso, ele mencionou a importância de escolher uma área de especialização após a graduação. Isso porque, nela, o engenheiro se aprofunda em aspectos específicos e enriquece sua capacidade de lidar com desafios práticos.

Este conteúdo aborda as obras das pistas expressas da Dutra à rodovia Fernão Dias, tema no qual se aprofundou a conversa.

Benefícios da obra com a conclusão

Gabazza Filho trouxe à conversa a obra a qual ele gerencia, de ligação das pistas expressas da Via Dutra à Rodovia Fernão Dias.

Ela é de grande relevância para a infraestrutura rodoviária de São Paulo porque visa melhorar o fluxo de trânsito em uma das rodovias mais movimentadas do país. 

Esta intervenção desafogará o tráfego, reduzirá o tempo de deslocamento dos motoristas e, assim, melhorará a qualidade de vida dos usuários.

A aplicação de técnicas avançadas de engenharia e o trabalho coordenado de uma equipe multidisciplinar são essenciais para alcançar esses objetivos. 

Além disso, o projeto servirá como um exemplo prático de como a Engenharia pode transformar desafios em soluções inovadoras, promovendo melhorias significativas na mobilidade da região e gerando impactos positivos na rotina diária dos motoristas.

Soluções construtivas utilizadas

A obra em questão apresenta desafios que precisam de soluções inovadoras. Por exemplo, a necessidade de garantir a continuidade do tráfego enquanto ela acontece, especialmente de caminhões com cargas especiais. 

Para resolver esses desafios, selecionou-se as seguintes soluções construtivas:

Escoramento invertido

Devido à necessidade de cruzar grandes avenidas, como a Ayrton Senna e a própria Dutra, não foi possível utilizar métodos convencionais de escoramento de baixo para cima, pois isso interromperia o fluxo de veículos. 

A solução foi utilizar o escoramento invertido, que permitiu a realização da obra suspensa, possibilitando a continuidade do tráfego enquanto as estruturas eram construídas acima das rodovias. 

Este método mantém o tráfego fluindo, especialmente para caminhões com cargas especiais, garantindo a eficiência do transporte rodoviário durante a execução da obra.

Balanço sucessivo

A técnica do balanço sucessivo foi adotada para viabilizar a construção sobre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, em função das dificuldades em vencer grandes vãos e do intenso tráfego de veículos na região. 

Esta técnica envolve a construção das estruturas de forma suspensa, partindo de um pilar central, conhecido como aduela de disparo, e avançando horizontalmente em segmentos que podem medir cerca de cinco metros por bloco. 

Avanços simultâneos em ambos os lados ou estruturas específicas corrigem qualquer desequilíbrio, mantendo a estabilidade da estrutura e garantindo a segurança e a eficiência do processo.

Essa técnica também proporciona fluidez no trânsito da região, enquanto a obra acontece.

Vigas pré-moldadas

A utilização de vigas pré-moldadas foi outra solução construtiva aplicada à obra de ligação das pistas expressas da Dutra à Rodovia Fernão Dias. 

A fabricação prévia das vigas, seguida da instalação no local da obra, agiliza o processo e reduz o tempo necessário para a conclusão das etapas construtivas, tornando o processo mais eficiente e seguro. Além disso, elas tornam o processo mais eficiente e seguro.

A obra que conta com a gestão do Engenheiro Roberto Gabazza Filho é um exemplo notável de como a prática da engenharia e o uso de técnicas avançadas (como o escoramento invertido, o balanço sucessivo e as vigas pré-moldadas), aliados ao trabalho em equipe, contribuem para o sucesso de grandes projetos de infraestrutura. 

Esta intervenção, quando pronta, além de promover melhorias significativas na mobilidade da região, servirá como um modelo de inovação e eficiência na Engenharia. Assim, ela demonstrará a importância de soluções construtivas criativas e do esforço coletivo para enfrentar desafios complexos e gerar benefícios duradouros para a sociedade.

Assista à entrevista sobre as Obras de ligação das pistas expressas da Dutra, para acessar o conteúdo na íntegra. E se inscreva nos canais do ConstrueCast para conhecer soluções e inovações na indústria da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia.