abril 24, 2025

Projeto Hospital Mater Dei – Siegbert Zanettini – ConstrueCast

Compartilhe a matéria

O Construecast é o podcast da Arquitetura, Engenharia e Construção, que recebe especialistas dessas áreas para abordar temas relevantes para os profissionais e interessados nelas. 

Para falar sobre o projeto Hospital Mater Dei, o host Paulo Barros entrevistou Siegbert Zanettini, renomado arquiteto responsável pela obra. Além disso, o episódio apresentou entrevista com o Dr. Henrique Salvador, investidor da obra. 

Ambos os profissionais falaram sobre a industrialização na Construção Civil, as escolhas sustentáveis que foram feitas para a obra e outras aplicações inovadoras.

Para saber um pouco mais sobre o que foi apresentado, continue acompanhando este artigo!

Rede Mater Dei e a construção modular

Henrique Salvador destacou que a Rede Mater Dei foi fundada em 1 de junho de 1980, com métodos construtivos baseados em estruturas metálicas

Esse tipo de construção, segundo ele, é mais rápido, limpo e flexível, características essenciais para hospitais, que precisam de espaços adaptáveis para se adequar às constantes mudanças no layout

A construção modular permite essa flexibilidade de design, possibilitando modificações rápidas e eficientes, algo que as construções tradicionais muitas vezes não oferecem.

E as possibilidades de reconfiguração dos ambientes, conforme o aparecimento de novas necessidades, é essencial em um setor como o de saúde, especialmente em hospitais.

Além disso, comparado às construções tradicionais, o sistema modular pode reduzir o tempo de execução de uma obra em até um terço ou um quarto, sem comprometer a qualidade final. 

Aplicou-se essa velocidade de construção com sucesso no projeto Hospital Mater Dei, em Salvador.

Desafios e soluções no primeiro hospital Mater Dei

Siegbert Zanettini contou que o desenvolvimento do primeiro Hospital Mater Dei foi um desafio, especialmente pela necessidade de viabilizar o projeto com investidores em um momento onde construções industriais ainda não eram tão comuns. 

O grupo de Engenharia envolvido foi fundamental para que o cliente se convencesse, mediante as opções apresentadas. Além disso, pensou-se o projeto para o prazo curto, exigindo a implementação de um sistema altamente industrializado.

A industrialização na construção trouxe benefícios claros, como menos resíduos, uma execução mais limpa e rápida, sem desperdícios. Isso reforça a eficiência e sustentabilidade, aspectos cada vez mais valorizados no mercado de Construção Civil.

Além disso, o investidor Henrique Salvador destacou que o Hospital Mater Dei sempre buscou humanizar e personalizar o atendimento, o que se refletiu também na construção. 

Isso porque a estrutura metálica utilizada promove ambientes mais acolhedores, além de facilitar a integração com o meio ambiente por meio de soluções como tetos verdes e bosques anexos.

Em se tratando da sustentabilidade, o Arquiteto Siegbert Zanettini defendeu a união entre ela e a Arquitetura. O profissional afirmou que é preciso pensar cada obra para que essa união funcione em todas as suas fases: concepção, desenvolvimento, construção e uso. 

O projeto Hospital Mater Dei exemplifica essa filosofia, criando uma estrutura cuja utilização pode se dar por muitos anos, com mínimo impacto ambiental.

As construções modulares geram menos resíduos, contribuindo para uma obra mais limpa e organizada. Além disso, possibilitam o reuso de materiais, o que alinha o projeto às práticas de economia circular e sustentabilidade.

Vantagens da industrialização da construção no Projeto Mater Dei

O uso da construção modular no Hospital Mater Dei trouxe uma série de vantagens que foram discutidas no podcast. São elas:

Planejamento eficiente

A construção modular exige um planejamento cuidadoso, o que facilita a execução da obra e reduz imprevistos durante o processo de construção.

Sustentabilidade

A escolha por métodos modulares está diretamente ligada à sustentabilidade, com menos consumo de materiais e menor geração de resíduos, além da possibilidade de usar materiais mais ecológicos.

Velocidade de construção

A industrialização permite uma redução significativa do tempo de obra, como ocorreu no projeto Hospital Mater Dei, onde a agilidade na execução foi um fator determinante.

Menos ruído e poluição visual

Com menos intervenções no local e mais organização na obra, minimiza-se o ruído e a poluição visual, promovendo um ambiente mais tranquilo durante o processo de construção.

Custo-benefício

A redução de tempo e de materiais desperdiçados resulta em uma obra mais econômica a longo prazo, o que faz da construção modular uma opção atraente para grandes empreendimentos como o Hospital Mater Dei.

Integração das especialidades no projeto

Um dos principais fatores de sucesso no projeto Hospital Mater Dei foi a integração de diferentes especialidades desde o início do planejamento. 

Zanettini enfatizou a importância de reunir profissionais de várias áreas, como Arquitetura, Engenharia, e outras, para garantir a contemplação de todas as necessidades do projeto.

O trabalho conjunto de profissionais de diversas especialidades garante que o projeto já chegue à fase de construção com soluções pré-definidas para possíveis problemas. Essa abordagem colaborativa minimiza retrabalhos e facilita a execução da obra.

Assista à entrevista sobre o Projeto Hospital Mater Dei, para acessar o conteúdo na íntegra. E se inscreva nos canais do ConstrueCast para conhecer soluções e inovações na indústria da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia.