maio 5, 2025

Compartilhe a matéria

O bate-papo do ConstrueCast, o PodCast da construção civil, trouxe como convidado o Engenheiro Edson Kater, para debater temas pertinentes à Arquitetura, Engenharia e Construção Civil. 

Kater é CEO da Karter Consultoria, especialista em Construção Predial e possui vasta experiência no ramo da construção, contando com mais 38 anos de atuação na área.

A conversa foi recheada de menções a cases marcantes para o profissional, sobre os quais vale a pena saber mais um pouco. Dois deles foram o Porto Atlântico Leste e o Hotel Holiday Inn. Além disso, outros temas foram trabalhados, como a utilização de estruturas metálicas nas construções e o Bubble Deck. Acompanhe este artigo para saber mais detalhes sobre esses assuntos!

 

Porto Atlântico Leste

O Porto Atlântico Leste, empreendimento do qual Edson Kater participou da construção, quando era Diretor Técnico da Odebrecht. A construção objetivou a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, promovendo, mediante a criação de um espaço multiuso, o desenvolvimento socioeconômico. 

O empreendimento recebeu a certificação United States Green Building Council (USGBC), garantindo a responsabilidade ambiental construtiva e a criação de espaços saudáveis de convivência. 

Toda a estrutura conta com 110.000 m², sendo dividida em lajes corporativas, 2 hotéis, um prédio de salas comerciais e um mini shopping. Essas construções foram feitas em cima de 5 subsolos, em uma área que era um aterro no mar, dentro da Baía de Guanabara. Portanto, segundo Edson Kater, o desafio construtivo foi grande.

O empreendimento foi todo pensado em construção convencional. Entretanto, o prazo para sua execução era curto. Para realizá-lo, era preciso contar com uma equipe qualificada e certificar de que era possível entregar a construção dentro do prazo e orçamento disponibilizados. 

Ao perceberem que construção convencional não atenderia a esses requisitos, o projeto foi repensado para utilizar a construção em aço. Ainda que mais cara, a utilização de estruturas metálicas possibilitou maior agilidade construtiva. E isso gerou consequente economia na obra, compensando o preço, vantagem que Kater destaca na utilização do aço.

Essa agilidade na construção se dá por causa do pouco tempo necessário para a confecção e montagem de estruturas metálicas, em comparação com a construção convencional. 

Além da rapidez na execução, a esbeltez do aço traz uma série de vantagens, como a precisão geométrica, a praticidade na montagem, a maior resistência, a leveza do material em comparação ao concreto, dentre outras.

 

Vestígios Arqueológicos no empreendimento

O Porto Atlântico Leste foi um grande empreendimento no qual foram encontrados vestígios arqueológicos, durante a execução. Normalmente, a obra seria parada nesses casos. Entretanto, a Odebrecht conseguiu se alinhar com o IPHAN, oferecendo proposta de criação de um sistema de scanner 3D georreferenciado.  

Através do scanner, se descobria o suficiente para expor o vestígio arqueológico e registrar as coordenadas das peças. Assim, era possível removê-las e levá-las para outro local, para remontagem. 

Alguns dos vestígios encontrados durante esse empreendimento foram fundos de barcos, âncoras, correntes e balas de canhão. A construção finalizada conta com uma estação para visitação turística, com exposição de alguns deles.

 

O que é BubbleDeck? 

O BubbleDeck, considerado o futuro da construção civil, faz um papel de forma dentro da estrutura, criando espaços vazios, como explica Edson Kater. Ele se assemelha ao sistema de formas de cubetas e permite que a estrutura de concreto seja calculada e executada considerando esses espaços. 

Dessa forma, a sua utilização possibilita um consumo de concreto e aço menor que o convencional, e também a redução da emissão de gases. Portanto, ela colabora para o emprego da sustentabilidade construtiva. Além disso, ela  possibilita a economia nos gastos com o material, podendo chegar a 35% menos.

No Porto Atlântico Leste optou-se pelo partido metálico misto, com a utilização desta técnica, a qual a Odebrecht já estava utilizando em outros empreendimentos, de acordo com informações fornecidas por Kater, durante o andamento do PodCast.


Hotel Holiday Inn 

Além do Porto Atlântico Leste, o Hotel Holiday Inn é outro dos empreendimentos da Odebrecht, que contou com a participação de Kater na construção. 

Esse foi um empreendimento grande e de arquitetura inovadora, como o próprio Kater descreve. Ainda que o hotel não tenha sido aberto e que haja a intenção de redirecionar o seu uso atualmente, a construção, segundo Edson, foi muito interessante.

Isso porque, para levantar o edifício de 120m de altura e 14.755m² de área construída, se utilizou de 3 núcleos de concreto, 2 deles nos extremos da obra. Todos eles foram feitos no concreto aparente (convencional), onde foi incorporada a fachada de estrutura metálica (em alumínio), complementada com ACM e vidro.

 

Futuro da construção

No bate-papo foram levantados questionamentos a respeito do futuro da construção no Brasil. Para Edson Kater, o Brasil está se atualizando e inovando na área e, atualmente, conta com muitas tecnologias disponíveis.

Ele afirma que houve grande modernização na construção, ainda que haja limitações econômicas para sua utilização. É o caso, por exemplo, das construções que contam com a incorporação de estruturas metálicas, que são mais caras. 

Edson reforça, entretanto, que mesmo o uso do aço sendo mais caro, ele possibilita a finalização da obra mais rápido e com maior qualidade construtiva, como aconteceu com o Porto Atlântico Leste.

Ao passo que as construções convencionais acontecem mais devagar. E, ainda que o investimento inicial nessas últimas seja menor, ele pode ser maior a longo prazo, com a extensão da construção pelo tempo.

Para continuar por dentro do conteúdo dos nossos debates com profissionais renomados das áreas de Arquitetura, Construção Civil e Engenharia, continue acompanhando nossos artigos!